Fujama resgata, pela primeira vez, um urutau

Em Foco

04/11/2022 - 15:44:10 | 2 minutos de leitura

<strong>Fujama resgata, pela primeira vez, um urutau</strong>

A plumagem desta ave lhe permite se camuflar com perfeição sendo confundida muitas vezes com um galho seco ou até com uma extensão de um toco de madeira. Seu canto melancólico também inspira lendas e crenças populares.

Em seis anos do Programa de Resgate de Fauna é a primeira vez que os biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) resgatam um Urutau (Nyctibius Griseus), ave noturna também conhecida como Mãe-da-lua ou Emenda-toco que é considerada uma mestre da camuflagem. Outra caraterística é o canto que se assemelha a um choro melancólico algo que inspira muitas lendas e crenças em torno deste pássaro.

O animal foi encontrado esta semana preso numa linha de pipa por um morador que acionou o serviço da Fujama. “Trata-se de uma bonita ave, mas que raramente é vista justamente porque se disfarça muito bem”, comentou o biólogo que atendeu essa ocorrência, Christian Raboch Lempek.

Na natureza, o urutau costuma ficar parado com os olhos fechados e corpo ereto durante todo o dia. Parece uma extensão do galho, se confundido totalmente com a paisagem. No entanto, mesmo com os olhos “fechados”, o urutau enxerga muito bem graças às pequenas fendas nas pálpebras chamadas pelos especialistas de olhos mágicos. Alimenta-se essencialmente de insetos como besouros, libélulas e mariposas.

A ave é decorrente de todo o Brasil, inclusive dentro de cidades, em áreas bem arborizadas. O animal também é encontrado da Costa Rica à Bolívia, Argentina e Uruguai. Possui plumagem cinza, mesclada com branco e marrom. De acordo com Christian, o urutau estava ferido e precisou de cuidados veterinários. Uma vez recuperado deve ser devolvido à natureza.

Ouriço – Além do Urutau, a equipe de Fujama também foi acionada nas últimas horas para recolher um ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) numa árvore próxima ao muro de uma escola no bairro Jaraguá 99. Após o resgate foi constatado que o pequeno animal estava bem e ele acabou sendo solto numa área de preservação ambiental no Município.