Gaeco deflagra operação Maserati III

Segurança

12/08/2023 - 08:47:00 | 2 minutos de leitura

Gaeco deflagra operação Maserati III

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagrou a operação Maserati III em combate a organização criminosa paulista que visa ampliar sua atuação no estado de Santa Catarina.

A operação resulta de inquérito policial instaurado pela unidade de São Miguel do Oeste do GAECO, decorrente de provas obtidas na segunda fase da operação Maserati deflagrada em fevereiro de 2023, que apura a prática do crime do art. 2º da Lei 12.850/2013, definido como promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa.

Na deflagração estão sendo cumpridos 88 mandados judiciais, sendo 46 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão preventiva em três estados da federação, com maioria em Santa Catarina. Os alvos são faccionados que tem atuação no estado de Santa Catarina.

A primeira fase, deflagrada em 25/02/2021, resultou em 284 ordens judiciais, abrangendo 142 prisões e 142 buscas e apreensões, distribuídas por 45 cidades e 6 Estados. A investigação, iniciada em 2020 pelo GAECO/MPSC, revelou conexões e um grande número de atividades criminosas perpetrada pela facção, levando à apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes e armas realizadas pela Polícia Militar, Civil e Polícia Rodoviária Federal. Também, foi possível a identificação das autorias de diversos homicídios, roubos e sequestros, consubstanciando assim materiais probatórios à Polícia Civil catarinense.

A segunda fase, ocorrida em 09/02/2023, intensificou os esforços contra a organização, ocasião em que foi dado cumprimento a 164 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensão e prisões preventivas. Essa fase também teve como alvos faccionados atuantes em Santa Catarina, estendendo sua abrangência a 10 Estados do país.

A Operação Maserati representa um marco na luta contra o crime organizado em Santa Catarina. O trabalho conjunto das forças de segurança, aliado ao comprometimento na investigação e na aplicação da lei, reforça o empenho em garantir a segurança da população e a integridade do Estado.

Fonte e foto Gaeco