Governo da Rússia confirma a morte de Yevgeny Prigozhin, líder mercenário do grupo Wagner

Mundo

24/08/2023 - 09:00:29 | 2 minutos de leitura

Governo da Rússia confirma a morte de Yevgeny Prigozhin, líder mercenário do grupo Wagner

O líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, está entre as dez pessoas que morreram na queda de um jatinho na Rússia, informou o canal afiliado ao grupo no Telegram. A informação também foi confirmada pela Autoridade Russa de Aviação Civil, um órgão equivalente à Anac no Brasil.

A Agência Federal de Transporte Aéreo divulgou a lista das pessoas a bordo do avião, que teria sido abatido pela Rússia, de acordo com o grupo Wagner.

São elas: Yevgeny Prigozhin, Dmitry Utkin, Sergei Propustin, Evgeny Makaryan, Alexandre Totmin, Valeriy Chekalov e Nikolai Matuseev, além do comandante Aleksei Levshin, do copiloto Rustam Karimov e da comissária de bordo Kristina Raspopova.

Yevgeny Prigozhin, de 62 anos, foi uma figura frequente nos noticiários, não só por sua atuação no front de batalha na Ucrânia, mas também por liderar um exército paralelo que tem influência em diversos conflitos ao redor mundo. Nascido e criado em São Petersburgo, assim como o presidente Vladimir Putin, Prigozhin era uma das faces mais visíveis da guerra. Com relações públicas agressivas e presença frequente perto da linha de frente, ele recrutou milhares de presos russos para lutar no grupo Wagner. Além disso, o líder paramilitar era conhecido havia décadas como o "chef de Putin", devido aos contratos de fornecimento de alimentos de sua empresa de catering, a Concord, com o Kremlin.

FonteR7/ foto REUTERS -