Governo prorroga até amanhã, prazo para bancos e outros credores se inscreverem no Desenrola

Economia

11/09/2023 - 07:15:41 | 2 minutos de leitura

Governo prorroga até amanhã, prazo para bancos e outros credores se inscreverem no Desenrola

O Ministério da Fazenda estendeu até terça-feira (12) o prazo de término para a inscrição de bancos e outros credores interessados em participar do Desenrola Brasil. "Até essa data, o serviço da Plataforma estará disponível para todas as empresas que têm dívidas a receber", afirma a pasta em nota divulgada neste sábado (9), quando inicialmente se encerraria o prazo.

A lista de credores que podem participar inclui bancos, varejistas, companhias de água e saneamento, distribuidoras de eletricidade. Após o cadastro, eles podem identificar suas dívidas e atualizar os seus valores. Segundo a Fazenda, os credores terão até essa data para concluir a habilitação no Desenrola, que pode ser realizada no Portal Credor.

A fase de inscrição dos credores se iniciou no último dia 28 e é importante para o governo iniciar a terceira fase do Desenrola, que vai renegociar dívidas de pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estão inscritos no Cadastro Único, com garantia do Tesouro Nacional.O Ministério da Fazenda trabalha com a expectativa de início de renegociação pelo público-alvo de setembro. Todas as fases do Desenrola se encerram no dia 31 de dezembro.

Nesta etapa do Desenrola, o rol de credores é mais amplo, incluindo varejistas e companhias de serviços públicos, além dos bancos que já estão participando da fase 2. As operações na fase 3 serão garantidas com o montante de R$ 8 bilhões do FGO (Fundo Garantidor de Operações).

Fonte r7/ CECÍLIA BASTOS/USP IMAGENS