Grupo destaca ações que facilitaram abertura de empresas

Em Foco

13/12/2022 - 08:20:47 | 2 minutos de leitura

<strong>Grupo destaca ações que facilitaram abertura de empresas</strong>

O Grupo de Trabalho Pró Empresa destaca ações de 2022 que desburocratizaram e facilitaram a abertura de empresas em Jaraguá do Sul. Entre elas a revisão da tabela de atividades de baixo risco de empresas, auxílio na atualização da legislação para escritório virtual, readequação do questionário da consulta de viabilidade e suporte à automatização de análises de viabilidade.

Diminuição do tempo de abertura de empresa

Em outubro esse tempo era de um dia e duas horas. Um grande avanço com relação ao mês de julho, em que o tempo médio era de dois dias e 15 horas. Ano passado, dois dias e 22 horas. Em 2020, quatro dias. Em 2019, oito dias. A meta do grupo é chegar ao tempo médio menor que 24 horas (um dia), o que deve acontecer em breve, de acordo com o presidente do Grupo Pro Empresa e secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Sarmanho.

A redução do tempo médio de abertura de empresas é possível graças ao trabalho integrado de diversos setores responsáveis pelas avaliações no processo de abertura de uma empresa, como Planejamento e Urbanismo, Fazenda, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Fujama, Vigilância Sanitária, Educação e Agricultura. Para Sarmanho, as equipes técnicas das Secretarias mencionadas estão engajadas no objetivo de reduzir os prazos e facilitar a vida do empreendedor, sempre com o olhar que é preciso continuar desburocratizando os processos sem perder a qualidade e a precisão nas análises realizadas.