Grupos terapêuticos nas Unidades Básicas de Saúde são retomados

Saúde

02/11/2022 - 10:49:05 | 2 minutos de leitura

<strong>Grupos terapêuticos nas Unidades Básicas de Saúde são retomados</strong>

São abordados temas como tabagismo, hipertensão, diabetes e outros assuntos que a comunidade escolhe e debate com os profissionais da saúde.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou ao longo do ano os trabalhos com grupos terapêuticos nas Unidades Básicas de Saúde. Diferentes temas são debatidos, como promoção à saúde, tabagismo, hipertensão, diabetes e outros assuntos que a comunidade escolhe e dialoga com os profissionais da saúde.

A supervisora do Distrito de Nereu Ramos, Aline Sklar, ressalta a importância de ampliar esses espaços de diálogo sobre a saúde, como exemplo o que é realizado na UBS Chico de Paulo em parceria com a Academia da Saúde, “A troca de vivências e saberes, oportuniza maior entendimento do paciente sobre a sua condição de saúde, possibilitando melhor adesão ao tratamento e mudanças positivas no estilo de vida. Também é um momento importante no sentido de ampliar o vínculo entre comunidade e equipe de saúde. É necessário oportunizar cada vez mais esses espaços, proporcionando aprendizados que permitam melhorar a qualidade de vida da comunidade”, destaca Aline.

Outro exemplo, é o grupo de chás da comunidade do Tifa Martins, na horta comunitária, espaço rico em troca de conhecimento, conforme ressalta a farmacêutica Katrin Grützmacher. “Temos um canteiro somente de plantas medicinais na horta comunitária do Tifa Martins e todos os meses nos reunimos para estudar 3 plantas medicinais que estão cultivadas no horto. Isso traz um conhecimento importante para a comunidade que faz uso dessas plantas medicinais, podendo usá-las de forma correta e segura”.

O Secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti, enfatiza que espaços como estes são importantes momentos de construção coletiva de cuidado na saúde entre a comunidade. Para saber mais sobre os grupos ofertados, a pessoa pode entrar em contato com a Unidade de Saúde ou na Carta de Serviços disponível no site da Prefeitura.