ICMBio vai investigar mortes de mais de 100 botos no AM; animais encalhados são resgatados

Meio Ambiente

02/10/2023 - 10:31:47 | 2 minutos de leitura

ICMBio vai investigar mortes de mais de 100 botos no AM; animais encalhados são resgatados

A causa das mortes de, pelo menos, 110 botos no Lago Tefé, no interior do Amazonas, serão investigados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O órgão mobilizou equipes de veterinários e servidores do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e da Divisão de Emergência Ambiental, além de instituições parceiras, para resgatar os animais encalhados.

Conforme o ICMBio, há indícios de que o calor e a seca histórica dos rios estejam provocando as mortes de peixes e mamíferos na região. Protocolos sanitários foram adotados para a destinação das carcaças. "O ICMBio segue reforçando as ações para identificar as causas e, com isso, adotar medidas para proteger as espécies", informou o instituto.

Desde a última segunda-feira (23) até sexta (29), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá registrou a morte de mais de 110 mamíferos aquáticos como o boto vermelho e o tucuxi, que viviam no Lago Tefé. Conforme o Instituto Mamirauá, para tentar diminuir os danos, é realizada uma ação emergencial para a retirada dos animais ainda vivos. As ações são realizadas em parceria com a prefeitura de Tefé, o ICMBio e a Defesa Civil. A última contagem da população desses animais, feita anos atrás, indica que há em torno de 800 e 900 botos e 500 tucuxis na região.

Fonte G1/ Foto: Miguel Monteiro/Instituto Mamirauá