Impeachment de prefeito e vice de Itajaí é rejeitado pela Câmara

Política

19/08/2023 - 09:47:35 | 2 minutos de leitura

Impeachment de prefeito e vice de Itajaí é rejeitado pela Câmara

Votação dos vereadores começou na quinta e terminou na madrugada de ontem.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), e o vice Marcelo Sodré (PDT) não terão mandato cassado, decidiu a Câmara de Vereadores na madrugada desta sexta-feira (18). A sessão para julgar o processo de impeachment durou cerca de nove horas e terminou em arquivamento.

Conforme o pedido, Morastoni e Sodré deveriam deixar o cargo por conta de quatro infrações político-administrativas supostamente cometidas por cada um deles. Todas foram rejeitadas. A denúncia havia sido apresentada pelo advogado Vilmar Hoepers. O documento alegava que o prefeito teria se afastado do cargo por licença-saúde durante 60 dias, entre outubro e novembro de 2022, mas que continuou a receber salário integral do município.

Nesse período, era o vice-prefeito quem estava no exercício da função. O argumento da denúncia era de que, pelo fato de o afastamento ser por período maior do que 15 dias, o prefeito deveria ter se afastado e solicitado auxílio-doença do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O vice-prefeito, por sua vez, estaria envolvido por ter sido quem autorizou os pagamentos ao licenciado. A abertura do processo foi aprovada, a Câmara de Itajaí criou uma comissão para apurar as suspeitas e os procedimentos foram encaminhados.

Fonte - nsc / Foto: Davi Spuldaro, Divulgação