Implosão catastrófica' matou todos a bordo de submarino em expedição ao Titanic

Mundo

23/06/2023 - 09:03:56 | 3 minutos de leitura

Implosão catastrófica' matou todos a bordo de submarino em expedição ao Titanic

Os passageiros a bordo do submarino desaparecido Titan morreram durante o mergulho feito para visitar os restos do Titanic, afirmou a empresa que operava o equipamento. A informação foi divulgada em comunicado pela OceanGate e confirmada posteriormente pela Guarda Costeira dos EUA.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos, que participou das buscas ao submarino Titan, disse ter encontrado cinco destroços “que nos informaram ser do Titan”. Um porta-voz da Guarda Costeira relatou como foi o encontro das peças.

“Inicialmente, nós vimos algo que parecia ser a parte externa da cabine de pressão. Encontramos a parte frontal e traseira da cabine de pressão. Depois, encontramos uma segunda área de destroços próxima da região, onde havia outro pedaço do casco da cabine de pressão. Isso nos leva a pensar que ela foi realmente destruída”, afirmou.

A partir disso, o órgão disse que vai mapear a região para tentar entender o que aconteceu.

Após serem questionados, os porta-vozes disseram que os destroços não foram encontrados próximos ao Titanic, a ponto de haver a suspeita de que fossem do navio que afundou em 1912. A Guarda Costeira americana informou que o tamanho e o formato dos destroços são consistentes com uma implosão. Os representantes da equipe de resgate ainda disseram que “é muito cedo para dizer se a implosão ocorreu logo após a descida” e que vão continuar investigando essa área de destroços para identificar possíveis causas.

O Titan levava cinco pessoas a bordo e faz parte da empresa OceanGate, que oferece tours submarinos para visitar os destroços do Titanic.” Acreditamos que, infelizmente, perdemos nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeole. Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.

Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família OceanGate é profundamente grata aos inúmeros homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos de grande alcance e trabalharam arduamente nesta missão.

Não está claro neste momento qual agência governamental vai conduzir uma investigação sobre as causas do acidente, pois não há protocolo para tais incidentes com um submersível. Mas uma apuração detalhada deve acontecer, segundo o contra-almirante John Mauger.

Fonte BBC/  foto crédito Ocean Gate