Inaugurada nova estrutura de antedimentos do CEO

Saúde

20/02/2023 - 08:38:51 | 3 minutos de leitura

<strong>Inaugurada nova estrutura de antedimentos do CEO</strong>

O Centro de Especialidades Odontológicas é uma referência para a Atenção Primária no Município e região.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou na sexta-feira (17), a nova estrutura do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na rua Onélia Horst, 212, na Vila Lenzi. O CEO é uma referência para a atenção primária, na saúde bucal do Município e região. No local é ofertado tratamento complementar aos pacientes que necessitam de procedimentos odontológicos especializados, via Sistema Único de Saúde – SUS. 

Foi inaugurado, inicialmente, em 2007 recebendo o nome do cirurgião dentista Orlando Bernardino da Silva e até o final de 2022 funcionava no mesmo prédio da Policlínica Dr. João Biron. Neste local, o CEO chegou a atender em 11 meses, mais de 12 mil pessoas e realizar mais de 29 mil procedimentos, que vão desde cirurgia oral, endodontia, periodontia, odontologia pediátrica, prótese dentária, até programa de prevenção do câncer bucal.

A partir de 2023 passou a operar na nova estrutura, muito mais ampla e moderna, com praticamente o dobro de cadeiras odontológicas, ambientes climatizados, salas e equipamentos de ponta. “É mais um grande avanço para a área da Saúde em Jaraguá do Sul. O espaço foi projetado especialmente para abrigar o CEO, com isso, vamos ampliar nossa rede de atendimentos. Estimamos um aumento de aproximadamente 54% na oferta dos serviços odontológicos especializados”, destaca o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

Para o primeiro semestre deste ano está previsto, também, a reativação da especialidade voltada a pessoas com deficiência, além de dentística e de disfunção temporomandibular e dor orofacial (DTM) no local.  Deve aumentar, ainda, a oferta de atendimentos prioritariamente nas especialidades de cirurgia oral, endodontia e prótese dentária, que possuem maiores demanda reprimida.

A família do cirurgião dentista Orlando Bernardino da Silva participou da cerimônia. Celso Orlando Storrer da Silva ressaltou a gratidão pelo reconhecimento ao trabalho de seu pai, que dá nome à unidade.

“É realmente muito emocionante, porque quando um cidadão chega a ter o nome em alguma obra pública, sem dúvida, é um grande reconhecimento ao que ele fez aqui na terra, né? Estamos extremamente gratos”. Finalizando os pronunciamentos, o prefeito Jair Franzner reforçou a importância do CEO para a área da Saúde. “É mais um avanço em termos de atendimento a nossa comunidade. Temos a certeza de que as pessoas que precisarem de tratamento especializado vão encontrar aqui o que há de melhor e mais moderno. Minha gratidão a todos os profissionais da Saúde pelo excelente trabalho que realizam”