Indicações pedem regulamentação de veículos elétricos leves

Política

03/03/2023 - 16:58:22 | 3 minutos de leitura

<strong>Indicações pedem regulamentação de veículos elétricos leves</strong>

Plenário da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, na quinta-feira (2), três indicações da vereadora Nina Santin Camello (PP) e do vereador Jonathan Reinke (Podemos) que solicitam ao Executivo jaraguaense a regulamentação e a fiscalização de equipamentos de mobilidade individual como patinetes elétricos, ciclomotores e bicicletas elétricas nas ciclovias, calçadas e vias públicas da cidade. Eles alegam que, com o crescente uso desse tipo de veículo, é preciso dar uma resposta à sociedade e garantir a segurança dos motoristas e pedestres. Além disso, os parlamentares pedem que a Prefeitura realize campanhas informativas e de conscientização sobre o uso adequado dos equipamentos.

Nina, ao defender as indicações na tribuna do Legislativo, afirmou que em muitos casos esses veículos são utilizados de maneira irresponsável e relatou já ter presenciado um quase atropelamento de uma pessoa em cima de uma calçada. Ela frisou que várias cidades já adotaram regulamentação sobre o assunto, como Florianópolis, Balneário Camboriú e Penha. A vereadora lembrou que Jair Pedri (PSD) também já levantou esse problema na tribuna da Câmara e que ele quer que um debate seja feito pela Casa de Leis com o Executivo, com a Diretoria de Trânsito, com a PM e outras instituições.

“Se nós que usamos carro não podemos ultrapassar os 60km por hora, não podemos parar em cima das faixas e não podemos andar em cima das calçadas, pois somos multados, está mais do que na hora de se estabelecer regras para o uso de patinetes e bicicletas elétricas”, justificou.

O presidente da Câmara Luís Fernando Almeida (MDB) também comentou a questão dizendo que hoje ela é uma terra sem leis e salientou que isso causa muita insegurança nas pessoas, principalmente nos ciclistas. Ele adverte que o objetivo do debate não é proibir o uso desses veículos, mas sim deixar a legislação mais transparente e que proteja os cidadãos.

“Para que se evite uma catástrofe. Porque logo, logo nós vamos ter frequentes acidentes envolvendo pedestres, envolvendo ciclista, envolvendo carro, atropelando essas pessoas. Então eu vejo que isso é urgente”, frisou.

Jonathan Reinke também comentou o tema e ressaltou que a situação está se tornando absurda, pois há pessoas má intencionadas pilotando esses equipamentos, que trocam os motores, que não respeitam o trânsito e oferecem riscos aos transeuntes. Para ele, isso não pode ocorrer numa cidade como Jaraguá do Sul.

“A gente precisa fazer campanhas. Infelizmente, a imprudência é muito grande em Jaraguá do Sul”, observou. As três indicações foram aprovadas por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.