Inteligência artificial detecta câncer de mama com precisão semelhante à de médicos

Saúde

03/08/2023 - 07:55:50 | 2 minutos de leitura

Inteligência artificial detecta câncer de mama com precisão semelhante à de médicos

Realizado na Suécia e publicado na The Lancet Oncology,  um estudo realizado conclui que não há riscos no uso de IA para orientar as análises dos radiologistas. Todas realizaram uma mamografia, mas o primeiro grupo foi acompanhado da forma convencional, ou seja, pelos olhos de dois radiologistas independentes, enquanto os dados do segundo foram analisados primeiro por uma IA e depois por apenas um radiologista.

A análise feita por IA não apresentou um desempenho pior e até mesmo detectou um maior número de tumores em seu grupo. Por outro lado, a taxa de "falsos positivos" – casos nos quais o primeiro exame detecta falsamente um câncer – foi similar. Estes resultados são promissores porque os exames de detecção são uma das principais formas de combater o câncer de mama. Em países como a França, os testes são muito frequentes entre mulheres de 50 a 74 anos, seguindo as recomendações europeias.

"O grande potencial da IA neste momento é que poderia reduzir o estresse dos radiologistas pela quantidade excessiva de análises" de exames, disse Kristina Lang, radiologista da Universidade Lund, na Suécia, e autora principal do estudo. Porém, Lang acredita que estes promissores resultados preliminares não sejam "suficientes por si só para confirmar que a IA está pronta para ser implementada nas mamografias de triagem", disse em um comunicado.

Apesar do estudo, é cedo demais para concluir a atuação da IA neste campo e serão necessários vários anos para saber se é tão eficaz quanto a dupla opinião humana. Neste sentido, os pesquisadores preveem comparar dentro de dois anos a taxa de cânceres diagnosticados que não foram detectados nas análises

Stephen Duffy, professor de detecção de câncer na Universidade Queen Mary, em Londres, que não participou do estudo, indica que a IA pode ter diagnosticado em excesso certas formas de câncer de mama inicial, chamado carcinoma ductal in situ. No entanto, elogiou o "estudo de alta qualidade" e disse que reduzir a carga de trabalho dos radiologistas é "uma questão de considerável importância" em muitos programas de detecção de câncer de mama.

Fonte- r7 /Foto divulgação /SES