Jaraguá do Sul recebe homenagem na Alesc por Escola de Programação

Em Foco

18/05/2023 - 08:40:21 | 2 minutos de leitura

Jaraguá do Sul recebe homenagem na Alesc por Escola de Programação

O Município de Jaraguá do Sul recebeu homenagem na última  terça-feira (16), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pela implementação da Escola de Programação. O prefeito Jair Franzner e a secretária de Educação Emanuela Christian Wolff representaram o Poder Público na solenidade que aconteceu durante sessão da Alesc. A Moção de Aplausos foi sugerida pelo ex-prefeito de Jaraguá do Sul, deputado Antídio Lunelli, “pelo pioneirismo na educação”.

Em abril deste ano, a Prefeitura de Jaraguá do Sul abriu a primeira turma da Escola de Programação, destinada a alunos da rede municipal de ensino, contemplando 750 estudantes de 6º ao 9º ano. A iniciativa é considerada pioneira no ensino público nacional.  “Este modelo mais uma vez coloca a educação pública de Jaraguá do Sul como inovadora. E é a prova de que Santa Catarina pode e deve fazer mais pelo ensino, aplicando o recurso com eficiência e transparência”, justificou Lunelli.

Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, a iniciativa é uma semente para o futuro destes jovens. “É muito importante para preencher o espaço vago deles e para que criem responsabilidade e consigam ter na sua cabeça uma sementinha pensando no futuro. O que eles querem ser, se ser programadores, trabalhar com robótica, enfim... A ideia é que até que 80% das nossas crianças do ensino municipal façam alguma atividade no contra turno para complementar o currículo deles”, enfatizou Franzner. De acordo com o prefeito ainda, os bons índices do município na Educação são resultado de investimentos contínuos e da boa qualificação dos profissionais da área. “A educação precisa ser tratada com seriedade, planejamento e respeito para que tenhamos um ensino público de qualidade em toda Santa Catarina”, destacou.

Na Escola de Programação, os alunos têm aulas teóricas e práticas de programação. Além disso, recebem alimentação na escola que frequentam o ensino regular e, no contra turno são levadas com transporte do Município para o centro universitário da Católica SC, que é parceira da iniciativa, onde funciona a Escola de Programação.