Jaraguaenses somam oito medalhas de ouro nos Parajesc

Esportes

16/05/2023 - 07:26:43 | 2 minutos de leitura

Jaraguaenses somam oito medalhas de ouro nos Parajesc

Integrantes da Associação Paradesportiva de Jaraguá do Sul (APJ/Secel), Marcélli Vitoria Tomazi, de 15 anos, e Maurício de Souza Junkes, 16, conquistaram oito medalhas de ouro na 12ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), em Itajaí.

Acompanhado pela técnica Verônica Paciello Matile, Mauricio, que é portador de osteogênese imperfeita, somou cinco medalhas de ouro: nos 50 metros livre e 100 metros costas, livre, peito e borboleta.

Na edição do ano passado, em Blumenau, levou quatro ouros, além de ficar com uma prata e bronze na fase nacional, as Paralimpíadas Escolares Brasileiras.  “O Maurício melhorou seu desempenho e agora estamos na expectativa de participar da seleção catarinense que irá para São Paulo, na regional 3 das Paralimpíadas Escolares”, destaca Verônica.

Já Marcélli, deficiente visual, que é treinada e guiada por Vanderlei Augusto Gessner, foi campeã nos 100 e 400 metros rasos e no lançamento de disco.  A primeira participação dela na etapa estadual da competição foi em 2021, quando garantiu um ouro e uma prata. “Feliz pela evolução técnica que a Marcélli vem apresentando a cada competição.  Conseguiu melhorar suas marcas e o rendimento nas provas. Também estamos com a expectativa de participar da seleção catarinense para o regional em São Paulo”, declara Vanderlei.

A edição 2023 do Parajesc iniciou no dia 11 e terminou no dia 14, reunindo cerca de 400 paratletas com idades entre 11 a 18 anos nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas, divididas em deficiências física (DF), intelectual (DI) e visual (DV).

A etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíadas Escolares ocorre de 5 a 9 de setembro, em São Paulo. Além dos catarinenses, a competição teve participação das seleções do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do Espírito Santo.

A regional Sul das Paralimpíadas Escolares será seletiva para a etapa nacional da competição, prevista para ocorrer entre os dias 27 de novembro a 2 de dezembro, também na capital paulista.