Marcha Faça Bonito será o desfecho do Maio Laranja 2023

Em Foco

25/05/2023 - 07:47:34 | 2 minutos de leitura

Marcha Faça Bonito será o desfecho do Maio Laranja 2023

Ação referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece sábado (27) no Centro e em alguns bairros jaraguaenses.

Depois de um mês de intensa programação em unidades da Secretaria de Assistência Social e Habitação e nas escolas da Rede Municipal de Ensino, a Marcha da Campanha Faça Bonito, que acontece na manhã deste sábado (27) será o desfecho da programação Maio Laranja, iniciativa alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 deste mês. A ação consistirá na distribuição de materiais informativos sobre o tema nos principais semáforos da área central da cidade e em alguns bairros da cidade.

A Marcha Faça Bonito contará com apoio dos profissionais do Município das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) além de estudantes de nível superior da Liga Acadêmica de Enfermagem da Unisociesc. “Iremos abordar a comunidade jaraguaense, para divulgar e tirar dúvidas sobre campanha bem como falar sobre os canais de denúncia existentes contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes”, explicou a assistente social e gerente da Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social, Bruna Nagel.

A programação do Maio Laranja em Jaraguá do Sul teve início no dia 8 deste mês nos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), bairro Nova Brasília. Nestes locais foram formados grupos para discussão e sensibilização da temática com usuários adultos atendidos pelos nestes serviços. Estes grupos foram mediados pelos próprios servidores dessas unidades. As instalações dos centros também ganharam as cores da campanha Faça Bonito com cartazes e decorações alusivas.

Além disso, profissionais da Assistência Social também promoveram um trabalho de conscientização sobre o tema durante o Dia da Família, promovido no último sábado (20) nas escolas e centros de Educação Infantil do Município. Segundo dados do Creas, em 2022 foram atendidas 44 meninas e 19 meninos vítimas de abuso sexual, um total de 63 crianças e adolescentes. Já por exploração sexual registramos duas meninas vítimas. Neste ano, de janeiro a março foram atendidos aqui no Creas, seis meninas vítimas de abuso e outras três por exploração sexual.