Mel, peixe, manteiga: os alimentos de origem animal mais fraudados no Brasil

Geral

27/09/2023 - 14:40:51 | 2 minutos de leitura

Mel, peixe, manteiga: os alimentos de origem animal mais fraudados no Brasil

Você já sentiu um sabor diferente ao provar um alimento, mas, ao verificar o rótulo, notou que ele estava dentro do prazo de validade e sem indicações de mudanças na fórmula? A situação não é novidade, porém, é bom estar atento aos possíveis riscos de fraude alimentar. O crime acontece quando há troca, adição ou diluição intencional de um alimento, matéria-prima ou a falsificação do material com o intuito de ganho financeiro. Ou seja, é qualquer estratégia que leve o consumidor ao engano.

Um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) indicou quais são os 4 alimentos de origem animal mais fraudados nos últimos 2 anos, no Brasil. A lista foi elaborada a partir das operações deflagradas ao longo de 2022 e 2023, pelo Governo Federal. Veja lista a seguir: Mel; Manteiga; Requeijão; pescados.

O mel considerado puro é um alimento natural que não passou por adição de nenhum produto, por processo de aquecimento ou filtragem. Porém, algumas marcas usam o título para enganar os consumidores. Recentes operações feitas pelo Ministério da Agricultura identificaram a presença de aditivos proibidos e rotulagens incorretas do produto. Em setembro de 2022, de 140 marcas fiscalizadas, 28 possuíam irregularidades, como adição de açúcar, glucose e frutose de milho. A manteiga é um derivado completamente natural do leite. No entanto, algumas marcas têm adicionado gordura vegetal para substituir o creme de leite. Quando o requeijão tem adição de amido, é obrigatório que a informação esteja na embalagem da seguinte maneira: "Mistura de Requeijão e Amido", seguindo o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão. Já imaginou pagar mais caro por um produto que não é original? Essa é uma das formas mais comuns de fraudar os pescados. Por conta da aparência comum e a venda fracionada, muitos comerciantes rotulam espécies mais populares como peixes de alto valor.

 Fonte/g1/ foto on VisualHunt