Ministros de Lula criam agenda às sextas para voltar para casa com jatinho da FAB

Política

03/08/2023 - 08:05:35 | 3 minutos de leitura

Ministros de Lula criam agenda às sextas para voltar para casa com jatinho da FAB

Ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm se utilizado de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para passar os finais de semana em seus redutos eleitorais. As informações são do Estadão. De acordo com a publicação, em algumas situações, há casos em que o ministro não registra agenda de trabalho para justificar sua viagem de jatinho, evitando, assim, o embarque em voos comerciais.

A Comissão de Ética Pública da Presidência, nomeada durante a gestão do presidente Lula, aplicou uma punição a um ministro do governo Bolsonaro, alegando que ele burlou as regras ao utilizar uma aeronave da FAB para ir para casa com recursos públicos. Entretanto, essa mesma comissão não identificou problemas no uso da aeronave da FAB pelo atual ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que viajou para assistir leilões de cavalo, conforme relatado pelo Estadão. Atualmente, não há análises em andamento sobre a conduta dos demais ministros do governo.

De acordo com informações obtidas pelo Estadão, 5 auxiliares do presidente Lula realizaram um total de 74 voos utilizando aeronaves da FAB com destino às suas residências. Os dados foram levantados pelo jornal através de registros fornecidos pelo Comando da Aeronáutica e posteriormente cruzados com a agenda oficial das autoridades públicas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, utilizou aeronaves da FAB em 14 ocasiões para viajar aos finais de semana em São Paulo. O ministério, no entanto, não comentou a razão de os compromissos em São Paulo coincidirem de serem quase sempre quinta ou sexta-feira. É frequente que Fernando Haddad viaje acompanhado de sua esposa, a secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, nos voos da FAB. Durante o ano, o ministro solicitou 38 voos oficiais, e em 20 dessas ocasiões, ele compartilhou a viagem com a sua esposa.  O Ministério da Fazenda considerou equivocado questionar a presença da esposa de Haddad nos voos oficiais, afirmando que as caronas estão amparadas pelo Decreto nº 10.267, que deixa a critério da autoridade solicitante os critérios de preenchimento das vagas remanescentes na aeronave.

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, realizou 12 viagens de fim de semana para São Luís utilizando o jato da FAB. Em 10 dessas ocasiões, não havia compromissos oficiais agendados no Estado, conforme os registros divulgados pelo próprio ministério.

Fonte: Redação Terra/ Foto: Estadão