Moraes cortou pés de maconha anos antes de votar por liberação

Política

04/08/2023 - 08:10:38 | 2 minutos de leitura

Moraes cortou pés de maconha anos antes de votar por liberação

Sete anos antes de votar pela descriminalização do porte de maconha para uso pessoal,  o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi visto cortando pés da droga com um facão no Paraguai. O vídeo de 2016 viralizou nas redes sociais após o  voto do ministro em julgamento .

Moraes, então ministro da Justiça do ex-presidente Michel Temer, viajou ao país vizinho para atuar em uma operação conjunta contra o crime transnacional. À época, ele chegou a dizer que uma das prioridades da pasta era fazer o combate de criminosos e "erradicar a maconha" na América do Sul.

O Supremo retomou, nessa quarta, o julgamento que discute a descriminalização do porte de drogas ilícitas para uso pessoal no país.  Na ocasião, Moraes votou a favor da liberação, mas restringiu a medida somente à maconha. O ministro ainda defendeu que seja estabelecida uma quantidade mínima de droga que o usuário possa portar para diferenciá-lo de um traficante. Ele sugeriu entre algo 25 e 60 gramas.

Com o voto de Moraes, o placar agora está em 4 a 0 a favor da descriminalização do porte e da posse de drogas para uso pessoal. O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, sugeriu que o julgamento fosse adiado mais uma vez, pedido que foi aceito pela presidente da Corte, Rosa Weber.  Antes de Moraes, os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes já haviam se posicionado contra a criminalização das drogas para consumo próprio.

Fonte IG/ foto reprodução / Twitter