Mulher de grupo conspiratório que prometia lucro de “octilhão” em igrejas é presa em SC

Segurança

21/09/2023 - 10:36:22 | 2 minutos de leitura

Mulher de grupo conspiratório que prometia lucro de “octilhão” em igrejas é presa em SC

Uma mulher de 63 anos foi presa em Jaraguá do Sul ontem a tarde por participação no Nesara Gesara, grupo suspeito de aplicar golpes financeiros em mais de 50 mil vítimas no Brasil e no exterior. Segundo a Polícia Civil, ela não cometia os crimes no Norte catarinense. O mandado de prisão deveria ser cumprido no Distrito Federal, mas mudou após a operação policial descobrir que ela estava em Santa Catarina.

Ela estava na casa da filha, no Centro da cidade e, após ser localizada, foi encaminhada para o presídio de Jaraguá do Sul onde aguarda decisões da Justiça do DF. De acordo com informações do g1, o grupo era composto por pastores que induziram fiéis que frequentam suas igrejas a acreditar que eram “abençoados a receberem grandes quantias de dinheiro”. Os suspeitos usavam uma teoria conspiratória conhecida como “Nesara Gesara”, fundada nos Estados Unidos, e prometiam lucro de até um “octilhão” de reais (1.000.000.000.000.000.000.000.000.000).

A Polícia Civil afirma que eles movimentaram R$ 156 milhões em cinco anos, além de criar 40 empresas fantasmas e movimentar mais de 800 contas bancárias suspeitas. Ainda conforme a polícia, os suspeitos utilizavam as redes sociais para cometer os golpes. A ideia era convencer as vítimas a investirem suas economias em falsas operações financeiras ou falsos projetos de ações humanitárias. A Polícia Civil aponta que o grupo é composto por 200 integrantes, incluindo dezenas de pastores. Os líderes religiosos prometiam retorno “imediato e rentabilidade estratosférica”.

Matéria em atualização

Fonte nsc / foto PCDF/Reprodução