Museus passam a ter profissional com capacitação técnica

Geral

20/08/2022 - 09:21:14 | 2 minutos de leitura

Museus passam a ter profissional com capacitação técnica

Tomou posse recentemente o primeiro museólogo com formação universitária contratado por meio do concurso público de 2019 da Prefeitura de Jaraguá do Sul. O bacharel pela Universidade Federal de Santa Catarina, Gustavo Voltolini, apresentou-se oficialmente ao órgão para o qual prestará serviços, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

"Apesar de ser daqui e conhecer bem os museus municipais, é necessária uma familiarização com cada detalhe, conhecer todo o acervo e reserva técnica para propor novas ações aos gestores. Os avanços conquistados nos últimos anos, como o tour virtual e a restauração do Museu Emílio da Silva validam a importância histórica destes espaços”, disse.

A secretária, Natália Lúcia Petry, esclareceu que a posse do profissional representa um passo para o aperfeiçoamento profissional e técnico que os equipamentos desta natureza precisam. "Nossa meta é colocar profissionais habilitados em cada área da estrutura organizacional da secretaria. Temos uma equipe técnica qualificada ocupando cargos diretamente ligados à execução de cada programa. Havia essa lacuna em nossos museus que, a partir de agora, foi preenchida”, explica.

O novo funcionário público assume a responsabilidade técnica pelo Museu Municipal Emílio da Silva, Casa do Colonizador e Museu da Paz.