Novo saco verde começará a ser entregue na próxima semana

Geral

20/04/2023 - 07:26:51 | 2 minutos de leitura

Novo saco verde começará a ser entregue na próxima semana

O Samae de Jaraguá do Sul inicia gradativamente a distribuição do novo saco verde nas residências, na próxima semana. A novidade é que agora o saco tem um cordão (fitilho), o que irá facilitar o fechamento. Segundo o diretor presidente da autarquia, Onésimo Sell, “o novo saco está um pouco mais largo para facilitar o armazenamento dos materiais, mas a grande novidade é o fechamento. Antes perdíamos parte do espaço de armazenamento para conseguir fechar, agora é possível utilizar o fitilho para fechar e amarrar”, salienta.

A entrega do saco verde é realizada a cada cinco semanas, de acordo com a programação da coleta seletiva em cada bairro. São entregues um kit com cinco sacos, nas casas que tem materiais para serem coletados. Onésimo reforça “é importante que a população separe corretamente os resíduos, pois ainda encontramos muitos resíduos orgânicos misturados com os recicláveis”. A coleta seletiva traz inúmeros benefícios sociais e ambientais como: diminui a poluição do solo, da água e do ar; mantém a cidade limpa; evita o entupimento de bueiros e alagamentos; reduz o consumo de energia; aumenta a vida útil dos aterros sanitários; diminui o risco de proliferação de doenças; e promove a inclusão social, com geração de emprego e renda para diversas famílias.

O que pode ser reciclado - Papéis de embrulho; Caixas de papelão; Jornais, revistas, folhetos, cadernos; Garrafas PET; Sacos de plástico; Isopor; Latas de alimentos e bebidas; Pregos e parafusos; Potes de cremes e frascos de xampu; Tampinhas de alumínio, arames e fios; Tubos, canos, baldes e bacias; Garrafas, copos e vidros em geral.

O que NÃO pode ser reciclado- Guardanapos de papel, fraldas, papel toalha; Embalagens que tenham contido produtos tóxicos, combustíveis e óleos; Esponjas de aço; Etiquetas adesivas, papel carbono, papel fotográfico; Resto de alimentos, cascas de frutas, pó de café e serragem.