Obras de esgoto avançam com método não-destrutivo em Bombinhas

Meio Ambiente

15/11/2023 - 14:02:51 | 2 minutos de leitura

Obras de esgoto avançam com método não-destrutivo em Bombinhas

As obras de esgotamento sanitário da Águas de Bombinhas seguem em ritmo acelerado no Centro e no bairro Quatro Ilhas. Atualmente as equipes se encontram nas ruas Pescada Portuguesa, Ilha do Arvoredo, Pirajica, Parati, Pescada Portuguesa e Ilha do Arvoredo.Um dos diferenciais da obra é o uso do método não-destrutivo (MND) – uma técnica que não abre 100% da vala. A máquina, então, produz aberturas na horizontal, garantido o escoamento.

Logo após, é feita a instalação do tubo produzido em material PEAD. Este material permite a realização da solda, tornando a peça uma estrutura monolítica, ou seja, todos os tubos tornam-se um só, conforme explica o coordenador de engenharia, Sydney Miranda. Na prática, o tubo vira uma peça única que pode ser movido e puxado já debaixo da terra.

“O método acelera o andamento das obras. Na prática, uma máquina faz um furo na cota de rede e, depois, usamos um tubo soldado para o trecho”, explica ele. Com as obras, a Águas de Bombinhas pretende investir cerca de R$180 milhões no município, saindo na frente quando o assunto é preservação ambiental e projeções para o futuro da cidade.

Fonte Record TV/ foto divulgação