Painel debate impactos do carro elétrico na segurança, inovação e mercado, dia 5

Segurança

01/06/2023 - 10:51:16 | 4 minutos de leitura

Painel debate impactos do carro elétrico na segurança, inovação e mercado, dia 5

A eletrificação de veículos no Brasil já é uma realidade, com um mercado que vem crescendo a cada ano. O aumento no volume de vendas e a presença da frota de mobilidade elétrica, entretanto, implica em mudanças em vários ambientes, da legislação, circulação e na manutenção com segurança destes veículos.

Para debater todos os aspectos que envolvem o tema, Jaraguá do Sul sedia na próxima segunda-feira, dia 5, o 1º Painel “Impactos do Carro Elétrico na Segurança, Inovação e Mercado” organizado pelos Núcleos Empresariais de Automecânicas, de Concessionárias e de Segurança e Saúde no Trabalho, ligados à ACIJS. O evento vai ocorrer no Centro Empresarial (CEJAS), às 19 horas, e será aberto à participação de empresários, profissionais de todas as áreas e ao público em geral. Os participantes vão discutir questões como procedimentos de segurança, tendências e inovação dos carros elétricos. O objetivo é reunir o setor privado, público, entidades e comunidade para tratar o assunto em Jaraguá do Sul.

As inscrições não têm custo, mas terão caráter solidário, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, por meio do portal ACIJS In rede [www.acijs.com.br]. Informações pelo telefone (47) 98900-7612 e pelo e-mail consultor2@acijs.com.br.

Conforme Odair Borges de Freitas, empresário e diretor da ABF Bosch Service, empresa de Jaraguá com especialização em veículos elétricos e híbridos, e membro do Núcleo de Automecânicas da ACIJS, o painel vai tratar de todos os aspectos que envolvem o assunto. Integrante da Turnê Internacional de Veículo Híbridos e Elétricos, ele será o mediador do painel, que contará com as participações de Alex S. Barbosa Passos, gerente de Engenharia de Powertrain Elétrico na WEG; Frederico Bastos, técnico especialista em Diagnose e Instrumentação Eletrônica e CEO na TBox - Automotive Diagnostics – Atendimento veicular premium, híbridos e elétricos; e Diego Zaninotto, diretor do Grupo Uvel, com formação em Administração e especializações em gestão de negócios, liderança e marketing; e membro do Núcleo de Concessionárias da ACIJS.

Segundo Odair, a realização do 1º Painel “Impactos do Carro Elétrico na Segurança, Inovação e Mercado” é oportuna diante do que o mercado vem apresentando em relação a maior presença de veículos elétricos e híbridos nas ruas.

“É um tema importante para Jaraguá do Sul e região, onde se observa um movimento forte do setor. Há um crescimento no volume de carros com esta inovação rodando, e há necessidade dos segmentos que envolvem o segmento de carros elétricos e a comunidade, tanto na parte de reparação automotiva como no suporte na questão da segurança, como é o caso do trabalho dos bombeiros, que precisam saber como proceder em situações de sinistros nestes veículos”, observa.

Diego Zaninotto também reforça a importância de abordar toda a cadeia produtiva do setor, desde a industrialização, vendas e o pós-venda com a manutenção de veículos. Ele explica que em 2022, as vendas de veículos elétricos representaram 9,5% das vendas globais. “Esta taxa vem crescendo de maneira agressiva ano após ano e, com base nestes números, é importante trazer para debate as informações referentes a este mercado que já é uma realidade em vários lugares do mundo e que tem na região uma importante relevância”, assinala.

Diego destaca que há um crescimento na circulação de veículos elétricos ou híbridos emplacados e rodando na região, além de uma rede de concessionárias que já comercializam os elétricos ou híbridos e são homologadas para fazer as devidas manutenções. “Por isso é importante discutirmos quais os impactos destas novas tecnologias, não apenas pro mercado de compra e venda de automóveis, mas para todo o sistema que envolve a distribuição de veículos, peças, baterias, manutenções, estações de recarga, geração de energia limpa, meio ambiente e governo”.

Pesquisa mostra crescimento da frota

Conforme reportagem da revista especializada Quatro Rodas, o volume de negócios do setor no Brasil vem crescendo anualmente. Em relação a 2020, a frota de veículos híbridos e elétricos no país praticamente triplicou. Segundo a publicação, em comparação com 2015 o número é cerca de 40 vezes maior.

Outro levantamento, da consultoria McKinsey & Company, aponta que, em 2040, o Brasil terá uma frota de elétricos composta por 11 milhões de veículos, o que representará mais de 20% da frota circulante atual e um mercado de US$ 65 bilhões.

Ronaldo Corrêa - Imprensa