Papa reitera 'tolerância zero' diante da 'tremenda praga' de abusos

Em Foco

07/08/2023 - 08:12:58 | 2 minutos de leitura

Papa reitera 'tolerância zero' diante da 'tremenda praga' de abusos

O papa Francisco reiterou na tarde  ontem, a necessidade de uma "tolerância zero" diante da "tremenda praga" de casos de abusos contra menores cometidos por membros da Igreja Católica.

A declaração foi dada durante o voo de volta de Lisboa para Roma após o Pontífice participar da edição de 2023 da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal.

Na ocasião, ele respondeu sobre os casos de abusos revelados em um relatório que abalaram a igreja portuguesa. Segundo o documento, em 70 anos foram registrados até 4,8 mil crimes sexuais.

Francisco indicou que os bispos que cometeram irresponsabilidade "terão que se encarregar disso e veremos como" e revelou que se reuniu com um grupo de vítimas em Lisboa de forma privada para conversar sobre essa "tremenda praga da Igreja".

O líder da Igreja Católica lembrou ainda que grande parte dos casos de abusos de menores ocorre no ambiente familiar e são acobertados.

De acordo com o argentino, desde que o escândalo de casos na Igreja de Boston veio à tona "chegou um momento em que as pessoas perceberam que caminhos aleatórios não podem ser tomados" e desde então "há uma frase que se repete: tolerância zero".

Por fim, o Papa fez um apelo aos meios de comunicação para prestarem atenção ao crime de divulgação de imagens pedopornográficas e abusos de menores ao vivo na internet, "porque além de abusar deles, as vítimas são negociadas". .

Fonte Terra/foto divulgação