Patinação Artística - Mostra Anual de Criatividade

Cultura

12/06/2023 - 08:44:29 | 2 minutos de leitura

Patinação Artística - Mostra Anual de Criatividade

O mais importante é o processo de construção das coreografias, onde os patinadores precisam negociar com o grupo que fará a apresentação em conjunto, pois as coreografias são elaboradas sem a interferência da professora.

Desde a escolha da música, a ordem dos movimentos obrigatórios (de acordo com o estágio de cada patinador) e todos os detalhes da apresentação, são negociados entre o grupo. É um exercício de cidadania, pois as crianças e jovens aprendem a conviver em sociedade, quando temos que fazer concessões, colocar nosso ponto de vista, mas também saber ouvir e respeitar a opinião alheia. É um processo que vai muito além da patinação ou da prática de um esporte. É um aprendizado para a vida.

Outro fator importante é que tanto os alunos das turmas gratuitas que tem o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, quanto os patinadores das turmas particulares, podem se apresentar em conjunto, promovendo a interação dos dois núcleos.

A Professora e patinadores mais experientes, avaliam os movimentos obrigatórios, figurino, e a criatividade de cada apresentação. Dessa forma, é possível determinar os pontos fortes de cada aluno e os pontos em que necessitam de mais treinamento. Não há premiação e o reconhecimento vem com os calorosos aplausos.

"Gostaria de destacar que as apresentações não terão os efeitos de luz que usamos no show, mas isso não tira o brilho das coreografias. Todos estão convidados a prestigiar nossa Mostra de Criatividade", disse a Professora Denise Batistela.

Apesar de ser dirigido aos pais e parentes dos patinadores, a entrada do ginásio será liberada ao público, pois o evento tem o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

"Desde 2017, estamos ampliando as modalidades apoiadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no esporte e na cultural, por meio dos programas Bolsa Cultural e Bolsa Desportiva, buscando democratizar o acesso da população. A Patinação Artística vem crescendo muito em nosso município e já estamos providenciando o ingresso da modalidade em nossos programas de fomento", declarou a Secretária Natália Lúcia Petry.

Mostra anual de Criatividade – Batistela Patinação Artística

Local: Ginásio Arthur Muller

Data: 17/06/2023

Horário: 17h