Políticos pedem renúncia do presidente da Federação por beijo forçado

Esportes

23/08/2023 - 09:52:33 | 2 minutos de leitura

Políticos pedem renúncia do presidente da Federação por beijo forçado

O título da Espanha na Copa do Mundo Feminina, conquistado no domingo após a vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, acabou gerando polêmica com um ato do presidente da Federação de Futebol do país. Durante a premiação das atletas no torneio, Luis Rubiales segurou a cabeça da camisa 10 espanhola, Jenni Hermoso, e roubou um beijo da atleta. A atitude de Rubiales foi duramente criticada por parte dos deputados espanhóis, que apontaram o possível enquadramento no crime de assédio sexual. A deputada e porta-voz do partido Sumar Marta Lois considerou o ato do presidente da Federação da Espanha de Futebol como "intolerável" e "machista". "Esse tipo de comportamento machista em relação à jogadora espanhola Jennifer Hermoso é intolerável. O Sr. Rubiales deveria renunciar. Uma pena", disse ela em suas redes sociais.

A ministra espanhola dos Direitos Sociais, Ione Belarra, também fez questão de criticar Rubiales pelo gesto. "O que todos pensamos, se eles fazem isso com toda a Espanha assistindo, o que não farão em privado. A violência sexual contra as mulheres tem que terminar. Um abraço às campeãs", escreveu. Em um primeiro momento, Jenni Hermoso apareceu rindo, em stories no Instagram que mostram a comemoração no vestiário e diz que: "Não gostei, hein!", no que parece uma resposta às piadas de suas companheiras de seleção sobre o ocorrido.

No entanto, quando o assunto se tornou polêmica, a própria Federação da Espanha divulgou um pronunciamento de Hermoso no qual a jogadora isenta Luis Rubiales das acusações de assédio sexual. Em declarações fornecidas pela entidade, Hermoso teria dito que tem uma "ótima relação com o presidente". "Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela imensa alegria que dá conquistar uma Copa do Mundo. O presidente e eu temos uma ótima relação, o comportamento dele com todas nós tem sido nota 10 e foi um gesto natural de carinho e gratidão", disse ela, em declarações fornecidas pela Federação.

Fonte - iG Esporte/ Foto: Reprodução/Instagram