Programa de Combate ao Borrachudo tem continuidade em Corupá

Geral

06/12/2021 - 09:23:57 | 3 minutos de leitura

Programa de Combate ao Borrachudo tem continuidade em Corupá

A Prefeitura Municipal de Corupá, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, estão promovendo a aplicação em córregos do município do BTI (Bacillus Thuringiensis Israelensis), como parte das ações de combate ao borrachudo, cuja infestação, tem causado transtornos aos moradores locais.

Trata-se de um produto biodegradável, que atua especificamente no combate à larva do inseto, não oferecendo qualquer risco à saúde humana ou animal. De acordo com o secretário da pasta, Veríssimo Garcia, a aplicação ocorrerá de forma gradativa e em todos os ribeirões de Corupá, locais propícios para a proliferação do borrachudo. “As pessoas podem ficar tranquilas porque o produto é altamente eficiente e não causa mal à saúde. Ele já vem sendo usado há muitos anos como controle das largas do mosquito”, ressaltou.

Garcia explica que a prefeitura adquiriu 100 litros do BTI, quantidade suficiente para atender à demanda inicial, uma vez que são pequenas doses diluídas na água e aplicada diretamente nos ribeirões. A ação se repete de 15 em 15 dias ou à medida que houver a necessidade. “Assim como o maruim, o borrachudo se tornou uma praga porque não houve a aplicação do produto nos últimos anos e agora estamos desenvolvendo as ações necessárias, para combater as largas do mosquito”, afirmou.

Para o vereador, Benjamin Tamanini, que está envolvido neste processo desde o início da atual gestão, a questão envolvendo o borrachudo é preocupante, assim como o maruim. “As reuniões com os moradores do interior envolvendo o maruim, também estão em andamento e nos encontros, eles recebem orientações de como aplicar o produto e os resultados estão sendo satisfatórios. Estamos confiantes no trabalho que está sendo realizado para combater esses insentos que tanto afetam a qualidade de vida de todos nós”, comentou.

Sobre o mosquito

O mosquito borrachudo é um inseto da família dos simulídeos, mas que não tem nada a ver com o pernilongo. Os borrachudos gostam de voar durante o dia, com sol quente e ainda bem pequenos. A fêmea é quem dá a picada e se alimenta do sangue de mamíferos. A região da pele atingida incha porque quando o inseto pica injeta uma substância que provoca uma reação alérgica na pele.

A fêmea adulta deposita os ovos em folhas e galhos submersos em água corrente dos riachos. Os ovos viram larvas e pupas, e depois de 25 dias o borrachudo adulto sai de dentro da água. Quando a fêmea é fertilizada, procura um mamífero para picar, porque o desenvolvimento dos ovos que ela carrega depende da proteína do sangue, que pode ser o de um ser humano. Ao contrário do mosquito da dengue, por exemplo, o borrachudo não gosta de água parada, e quanto mais sujeira houver, melhor para ele. As larvas se alimentam de matéria orgânica por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo.