Programação alusiva ao Mês do Meio Ambiente  inicia hoje

Meio Ambiente

01/06/2023 - 10:03:53 | 2 minutos de leitura

Programação alusiva ao Mês do Meio Ambiente  inicia hoje

A partir de hoje, quinta-feira (1°), várias ações alusivas ao Mês do Meio Ambiente acontecerão no Município durante junho. A programação desenvolvida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), terá exposição de animais taxidermizados, ações de educação ambiental e castração de cães e gatos, dentre outros eventos.

A primeira atividade programada é a exposição “Conhecendo a Fauna da Região” com animais taxidermizados (empalhados) no piso L1 do Jaraguá do Sul Park Shopping (próximo à loja Riachuelo), entre os dias 1º e 18 de junho. Durante a ação, a comunidade poderá conhecer os animais que habitam o Município, dentre eles gato-maracajá, cachorro-do-mato, tatu, coruja e gavião. Já no dia 10 de junho, sábado, está prevista mais uma tradicional feira de adoção de animais. Esta edição ocorrerá na Clínica Bicho Urbano das 9h às 13h e todos os animais levados para a feira recebem atendimento veterinário, incluindo castração, chipagem e vacinação.

Nos dias 14 e 15, o chamado Castramóvel estará nos bairros Rau e João Pessoa, respectivamente, para a castração de cães e gatos (machos e fêmeas). Os tutores de cães e gatos fêmeas e machos interessados na esterilização dos animais podem se inscrever com as ONGs parceiras Ajapra, Gang das Patinhas, Protetora Digia ou diretamente na Fujama, localizada na Rua João Januário Ayroso, 3.329, bairro São Luís, ao lado da Urbano. A ação é exclusiva para moradores de Jaraguá do Sul. Confira os documentos necessários para a inscrição aqui. Duas ações de educação ambiental acontecerão nos dias 13 (das 19h às 22h) e 16 (das 14h às 17h), também no Jaraguá Park Shopping. Os biólogos da Fujama estarão presentes no local com cobras (jiboias) para que os munícipes possam ter contato com os animais de forma segura, promovendo assim conscientização sobre estes espécimes e a importância de preservá-los.

No dia 18 de junho, das 15h às 18h, ainda no shopping, haverá distribuição de 500 mudas de árvores frutíferas nativas da região. A programação do mês do Meio Ambiente encerrará no dia 25 de junho, com distribuição de mudas de árvores na Via Verde, das 15h às 17h30, em uma iniciativa conjunta da Fujama com o Jaraguá Mais Saudável.