Putin aproveita guerra na Ucrânia para acabar com liberdade de expressão na Rússia

Mundo

26/09/2023 - 10:41:43 | 2 minutos de leitura

Putin aproveita guerra na Ucrânia para acabar com liberdade de expressão na Rússia

Autoridades estão punindo cada vez mais opiniões contrárias ao governo russo e ao conflito com ucranianos. Quando os entrevistados de uma pesquisa recente feita pelo Centro Levada, uma instituição independente de pesquisas de opinião, foram questionados sobre os maiores problemas que a Rússia vem enfrentando, mais da metade citou a inflação. Curiosamente, a guerra na Ucrânia, conhecida ali como "operação militar especial", ficou em segundo, com 29%, empatada com a corrupção.

Uma das explicações para a política, incluindo as decisões do governo russo sobre a guerra na Ucrânia, ter ficado de lado na pesquisa é que a liberdade de expressão tem diminuído na Rússia. A eleição municipal é um indicador das mudanças na política nacional: uma década atrás, a briga foi entre Alexei Navalny e Serguei Sobyanin. Hoje, o primeiro se encontra na cadeia e não há adversários de verdade para ameaçar o segundo, que, aos 65 anos, ganhou a segunda reeleição com uma margem inédita de 76% dos votos válidos.

Os outros partidos, inclusive o Comunista, apresentaram nomes para a disputa, mas são todos considerados "oposição sistêmica", ou seja, grupos que estão no Parlamento como vozes discordantes apenas nominalmente, mas que se alinham às políticas do Kremlin em praticamente todas as questões. "Antes da guerra, eu ainda votava, mas agora não quero mais. O resultado parece mais do que óbvio, né?", alegou Vyacheslav Bakhmin, presidente do Moscow Helsinki Group, grupo de defesa dos direitos humanos mais antigo da Rússia. Uma vez que Putin comanda um conflito que não tem previsão de acabar, as autoridades passaram a limitar as expressões públicas de dissidência para garantir que tudo ande dentro da maior normalidade possível.

Fonte R7/ foto NANNA HEITMANN/THE NEW YORK TIMES