Qual a real dimensão dos incêndios que afetam o Canadá e levam fumaça a Nova York

Mundo

12/06/2023 - 07:35:39 | 3 minutos de leitura

Qual a real dimensão dos incêndios que afetam o Canadá e levam fumaça a Nova York

Tanto que a fumaça desses incêndios cobriu uma grande área do leste da América do Norte e está causando estragos em cidades como Nova York. Os incêndios começaram no início de junho na província canadense de Quebec, influenciados pelo clima seco e quente, além de vários raios. E sua propagação foi rápida. De 36 incêndios iniciais, cresceu para mais de 100 após uma tempestade em 1º de junho.

É comum que haja incêndios nesta época, mas nesta temporada eles estão sendo mais intensos. "Em três dias, tudo se saiu mal", disse Philippe Bergeron, da agência de combate a incêndios de Quebec. Quase quatro milhões de hectares de terras foram atingidos até agora no país, 12 vezes acima da média dos últimos 10 anos para esta época do ano.

"Isso é o equivalente a quase 10 milhões de campos de futebol", disse o ministro de preparação para emergências do Canadá, Bill Blair, ao programa Newshour da BBC na quarta-feira. E com tanto fogo, os recursos locais para sua extinção esgotaram. Por isso, bombeiros da França e dos Estados Unidos tiveram que ser chamados ​​para ajudar nos trabalhos.

No caso de Quebec, os focos de incêndio diminuíram esta semana de 150 para pouco mais de 130. Mas o problema, explicou Bergeron, é que eles estão se fundindo e ficando maiores. Quebec nunca viu incêndios florestais dessa escala, que ocorrem mais comumente em partes do oeste do Canadá, como em Alberta e na Colúmbia Britânica.

Em todo o país, mais de 20.000 pessoas tiveram que ser evacuadas de suas casas, 15.000 delas somente em Quebec. A situação continua preocupante em várias regiões, explicou Stephane Caron, da Sociedade de Proteção das Florestas contra os Incêndios, SOPFEU na sigla em francês. “Estamos apenas no início desta temporada de incêndios. Agora estamos entrando no período em que geralmente começamos a ver incêndios maiores em Quebec", disse.

Pouco mais de 800 quilômetros separam Quebec, no Canadá, de Nova York, nos Estados Unidos. Mas os efeitos dos incêndios estão sendo sentidos no céu da Big Apple. Uma neblina alaranjada cobriu o horizonte da cidade, escurecendo pontos de referência como a Estátua da Liberdade. As autoridades de saúde pública alertaram as pessoas para não se exercitarem ao ar livre e pediu que minimizem ao máximo a exposição à fumaça, pois o ar representa riscos imediatos e de longo prazo à saúde.

 Fonte CBN/Foto CRÉDITO,REUTERS