Qual motivo fez Grupo Wagner se voltar contra Rússia?

Mundo

26/06/2023 - 08:59:15 | 2 minutos de leitura

Qual motivo fez Grupo Wagner se voltar contra Rússia?

O conflito latente entre a liderança militar de Moscou e Yevgeny Prigozhin, o chefe do grupo mercenário privado Wagner, explodiu em uma insurreição aberta que mergulha a Rússia em ainda mais incertezas e na ameaça muito real de guerra civil.

O presidente russo, Vladimir Putin, chamou as ações do grupo Wagner de “traição” e prometeu punir os responsáveis pela “revolta armada”. A dramática reviravolta dos acontecimentos começou na sexta-feira, quando Prigozhin acusou abertamente os militares da Rússia de atacar um acampamento do Wagner e matar uma “grande quantidade” de seus homens.

Ele prometeu retaliar com força, insinuando que suas forças iriam “destruir” qualquer resistência, incluindo bloqueios de estradas e aeronaves. “Somos 25 mil e vamos descobrir por que existe tanto caos no país”, disse ele. Mais tarde, Prigozhin voltou atrás em sua ameaça, dizendo que sua crítica à liderança militar russa era uma “marcha de justiça” e não um golpe, mas a essa altura ele parece já ter passados dos limites com o Kremlin.

A crise então se aprofundou quando Prigozhin declarou que seus combatentes haviam entrado na região russa de Rostov e ocupado instalações militares importantes em sua capital. A cidade de Rostov-on-Don é a sede do comando militar do sul da Rússia e lar de cerca de um milhão de pessoas. Prigozhin divulgou um vídeo dizendo que suas forças bloqueariam Rostov-on-Don, a menos que o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e o principal general da Rússia, Valery Gerasimov, fossem encontrá-lo. Prigozhin passou meses protestando contra Shoigu e Gerasimov, a quem ele culpa pela vacilante invasão da Ucrânia por Moscou.

Horas depois, Putin fez um discurso à nação que ilustrou a profundidade da crise que ele agora enfrenta. “Aqueles que seguem deliberadamente o caminho da traição, preparando uma rebelião armada quando você estava preparando ataques terroristas, serão punidos”, disse Putin. O presidente russo disse que “qualquer turbulência interna é uma ameaça mortal ao nosso estado para nós como nação; é um golpe para a Rússia por nosso povo e nossas ações para proteger nossa pátria. Tal ameaça enfrentará uma resposta severa”.

Fonte CNN/Foto Reuters/Jerome Taylorda