Redação de Guaramirim é selecionada em projeto da Câmara dos Deputados

Política

31/05/2023 - 08:17:33 | 2 minutos de leitura

Redação de Guaramirim é selecionada em projeto da Câmara dos Deputados

A redação escrita pelo coordenador do Programa Vereador Mirim de Guaramirim, Arthur Delmonego, foi uma das quatro selecionadas na modalidade de inscrição “educadores parceiros” do projeto Câmara Mirim, desenvolvido pelo Plenarinho da Câmara dos Deputados. Com isso, os vereadores mirins de Guaramirim poderão participar do projeto, que visa promover a conscientização política e cidadã entre crianças e adolescentes, oferecendo a oportunidade de aprender sobre o Poder Legislativo por meio da simulação da tramitação de projetos de lei.

O tema proposto para a redação foi "como a educação para a democracia pode colaborar para que atos violentos como os de 8 de janeiro não aconteçam mais?". A redação trouxe uma contextualização do problema do extremismo, intensificado pelas bolhas sociais, apresentando possíveis soluções que envolvem a educação para a democracia.

Esta será a quinta participação da Câmara Mirim de Guaramirim no projeto, a terceira no formato presencial. O evento está previsto para o final de outubro, em Brasília. A seleção dos participantes que representarão Guaramirim será realizada em breve, com a forma de escolha sendo definida pela Coordenação do Programa Vereador Mirim.

 A seleção ao Câmara Mirim é motivo de orgulho para o nosso Programa e nos motiva a continuar promovendo a conscientização sobre a importância da educação para a democracia. A expectativa é que a experiência proporcione um ambiente enriquecedor de aprendizado e troca de ideias, fortalecendo o senso de cidadania e o interesse pela política entre os jovens participantes. Além disso, a viagem à Capital Federal deverá proporcionar momentos únicos aos estudantes, que conhecerão de perto o centro do poder nacional.