Região terá fluxo para notificar e investigar casos de dengue e chikungunya

Saúde

13/05/2023 - 07:59:10 | 2 minutos de leitura

Região terá fluxo para notificar e investigar casos de dengue e chikungunya

O objetivo é aprimorar a atuação dos profissionais da área de saúde no combate a essas doenças.

Técnicos da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde do Vale do Itapocu – que engloba os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Corupá, Barra Velha e São João do Itaperiú – se reuniram com as técnicas da Gerência Regional de Saúde para discutir o fluxo de notificação e investigação de casos suspeitos de dengue e chikungunya na região.

A reunião teve como objetivo aprimorar a atuação dos profissionais da área de saúde no combate a essas doenças, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Durante o encontro, foram apresentados os protocolos e diretrizes para o manejo clínico dos pacientes, além das estratégias de prevenção e controle dessas doenças.

Os técnicos discutiram também as melhores práticas para notificação e investigação dos casos suspeitos, a fim de agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes. Além disso, foi destacada a importância do trabalho conjunto entre as equipes de saúde para o sucesso das ações de controle e prevenção.

Ao final da reunião, ficou estabelecido um fluxo de notificação e investigação de dengue e chikungunya em nível regional. O protocolo estabelece que cada município fica responsável por coletar as informações referentes ao seu caso, preencher a notificação e inserir os dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online). Após isso, habilitar para o fluxo de retorno ao município onde a pessoa reside, em até sete dias.