Sábado será o dia D de vacinação contra a gripe

Saúde

04/05/2023 - 08:01:01 | 2 minutos de leitura

Sábado será o dia D de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que está em andamento a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No próximo sábado (6), ocorrerá o dia “D” de vacinação, quando todas as unidades de saúde com sala de vacina estarão abertas das 8h às 17h. Serão 24 salas à disposição da comunidade.

A campanha, que segue até 31 de maio, vem registrando números abaixo do esperado em Jaraguá do Sul. Das 58.359 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, apenas 18% compareceram para a vacinação até agora. O grupo das crianças (de 06 meses a 05 anos, 11 meses e 29 dias) é o que menos se vacinou, apenas 10% do total, seguido pelas gestantes (18%), grupo dos idosos (25 %), trabalhadores da saúde (32%) e puérperas (37%).

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, ressalta a importância da vacinação para reduzir os casos de internações e minimizar possíveis complicações em decorrência dos quadros respiratórios que acabam por sobrecarregar os serviços de saúde.

“Estamos atentos e monitorando a situação nos hospitais. A procura nos prontos-socorros está grande, muitos casos respiratórios em crianças e adultos. Então, precisamos que as pessoas se atentem a este fato e busquem pela vacinação contra a gripe”.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.