Samae implanta emissário de efluentes na ETE Água Verde

Geral

13/09/2023 - 08:59:59 | 2 minutos de leitura

Samae implanta emissário de efluentes na ETE Água Verde

O Samae de Jaraguá do Sul está executando a implantação de emissário de efluentes, que é a tubulação de saída dos resíduos tratados da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Água Verde. A obra compreende a implantação de 228 metros de tubulação, sendo 126 metros passando por dentro da galeria de drenagem existente desde a Rua Affonso Nicoluzzi até o canal no Ribeirão Chico de Paulo, localizado ao lado da sede do Samae. A partir desse ponto, o emissário seguirá por mais 102 metros até o ponto de lançamento no Rio Itapocu.

De acordo com o diretor presidente do Samae, Onésimo Sell, “o emissário está sendo executado com material moderno, em tubo de polietileno de alta densidade PEAD, com diâmetro de 500mm. Para o trecho interno na galeria, serão executadas ancoragens em concreto armado sob a laje de concreto. Já no trecho externo, a ancoragem será pré-moldada e implantada na tubulação em PEAD a cada três metros ao longo da extensão do tubo de saída da galeria até o Rio Itapocu. Esta é mais uma obra importante que o Samae está realizando, com o objetivo de garantir a operação e o descarte correto dos efluentes tratados”, destaca.

A ETE Água Verde é uma das quatro unidades de tratamento de esgoto do Samae, sendo o tratamento atual de 60 litros por segundo. A ETE atende 45 mil habitantes englobando os bairros: Água Verde, Amizade, Centro, Chico de Paulo, Czerniewicz, Estrada Nova, Nova Brasília, Rau, Tifa Martins, Três Rios do Sul e Vila Lenzi.

Fonte e foto Samae