Santa Catarina declara estado de emergência zoossanitária por causa da gripe aviária

Economia

22/07/2023 - 08:50:21 | 3 minutos de leitura

Santa Catarina declara estado de emergência zoossanitária por causa da gripe aviária

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, declarou estado de emergência zoossanitária no estado por causa da gripe aviária. A informação foi publicada no Diário Oficial estadual desta quinta-feira. O decreto vale por 180 dias

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de maio.  O ministério disse que, para que as medidas de enfrentamento à gripe aviária sejam efetivadas, é necessário que os estados também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há qualquer registro de foco de gripe aviária.

O estado de emergência já declarado possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais - nas três instâncias: federal, estadual e municipal - e não governamentais.

Contudo, o ministério orientou que os estados e municípios precisam adotar medidas semelhantes para acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias, tais como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária. O primeiro caso de gripe aviária no Brasil foi confirmado no dia 15 de maio. Atualmente, são 67 casos.

Santa Catarina registrou o primeiro caso de gripe aviária da história do estado em 27 de junho. O vírus, conforme a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), foi identificado em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real. Em 15 de julho, Santa Catarina identificou o primeiro caso de Influenza Aviária em uma criação de subsistência. O registro foi feito em Maracajá, no Sul do estado.

Após esse caso de gripe aviária identificado em uma criação de fundo de quintal, o Japão suspendeu, em 17 de julho, temporariamente a importação de aves de Santa Catarina.

Desde então, o governo catarinense tenta reverter a situação. Na quarta (19), o governador abordou o assunto com o embaixador do Japão, Hayashi Teiji, na sede do Executivo de Santa Catarina, em Florianópolis. Na ocasião, o embaixador disse que, nos próximos dias, uma equipe do governo japonês estará em Brasília discutindo as regras e as medidas adotadas pelo país com relação a importação de alimentos de origem animal.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), porém, disse que a decisão do Japão deve trazer “pequeno impacto” na economia, porque a ideia dos produtores é vender o produto que iria para a nação asiática para outros estados brasileiros ou países.

Assim que recebeu a confirmação de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), a Secretaria de Estado da Agricultura adotou medidas sanitárias com base nos protocolos internacionais e erradicou o foco.

Fonte G1SC/Foto: Getty Images via BBC