Saúde atualiza números da Dengue no Município

Saúde

14/03/2023 - 17:50:49 | 3 minutos de leitura

<strong>Saúde atualiza números da Dengue no Município</strong>

Bairro Rau segue como principal local de proliferação do mosquito transmissor da doença com 57 focos.

A última atualização do Boletim da Dengue, emitida nesta sexta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, mostra a evolução dos números de focos de proliferação do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti). O bairro Rau segue como localidade com maior número de focos do mosquito no Município: 57 ao todo

Conforme dados do último boletim, foi constatado 621 focos do Aedes aegypti no Município. Focos são concentrações de larvas do mosquito transmissor encontradas em recipientes com água parada podendo ser em pratinhos de vasos de plantas, plantas aquáticas, ralos, tampinhas de garrafa, bromélias, pneus, calhas e em armadilhas instaladas pela equipe de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

A cada foco encontrado é delimitado um raio de 300 metros onde se visita imóvel por imóvel, alertando sobre a presença do mosquito naquela localidade. O setor entende que a população que está dentro do raio do foco precisa estar informada da circulação do mosquito naquele local, e assim entender a importância dos cuidados de não permitir que o mosquito tenha ambiente para se reproduzir e como deverão se proteger.

No caso de imóveis fechados, os agentes de endemias deixam uma solicitação de agendamento para visita posterior, conforme disponibilidade do morador. No caso dos bairros infestados – os moradores receberão no mínimo cinco visitas em um ano, até que não sejam mais encontrados focos do mosquito do bairro.

O boletim do último dia 10 apontou ainda a existência de 57 casos suspeitos e cinco confirmados. Outros 15 casos estão sendo investigados e 43 foram descartados/negativos.O diretor de Vigilância em Saúde do Município, Dalton Fischer, relembra que a situação jaraguaense – a exemplo do que está ocorrendo em todo o Estado – ainda preocupa. “Por isso a necessidade de criar novas estratégias para sensibilizar os munícipes em relação à eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue”.

Já o secretário de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Alceu Gilmar Moretti, frisa que a população precisa colaborar adotando medidas de prevenção, como a eliminação ou limpeza de objetos ou locais que possam acumular água, como pneus, vasos de plantas, baldes, calhas e outros. “Somente assim poderemos ter uma realidade diferente em Jaraguá do Sul comparado a outras cidades do Estado.”

Sintomas - Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39 °C a 40 °C) de início repentino, que tem duração de 2 a 7 dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Onde procurar atendimento - Na presença de sinais e sintomas, o paciente deve se dirigir imediatamente ao serviço de saúde e, caso já tenha sido atendido antes, deve retornar e não se automedicar. Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com a presença do Aedes aegypti ou com a transmissão da dengue e tiver os sintomas citados, procure a unidade de saúde de referência. Evite o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS, Melhoral, Aspirina) e anti-inflamatórios não esteroides (Ibuprofeno).