Saúde fará ação especial de prevenção e combate ao Câncer de Pele

Saúde

29/11/2022 - 08:35:24 | 2 minutos de leitura

<strong>Saúde fará ação especial de prevenção e combate ao Câncer de Pele</strong>

A ação será no sábado, dia 3 de dezembro, das 9h às 15h na Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron. Usuários serão atendidos, avaliados e, se necessário, encaminhados para a realização de procedimentos.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizará em dezembro a Campanha do Dezembro Laranja de Prevenção ao Câncer da Pele. Entre os objetivos estão: alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis e alertar para os cuidados que devem ser incorporados à rotina diária.

Em Jaraguá do Sul, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no dia sábado, 3 de dezembro, uma ação das 9h às 15h Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron.  

Nesta data, os usuários que apresentarem algum tipo de lesão suspeita na pele poderão ser atendidos, avaliados e, se necessário, encaminhados para a realização de procedimentos (pequenas cirurgias), conforme disponibilidade técnica.

Caso o número de procedimento (pequenas cirurgias) exceda a capacidade técnica para a realização na data da ação, o procedimento poderá ser requisitado em lista de espera e selecionado a condição importante “Campanha”. Nestas situações o usuário será contatado posteriormente pela equipe da CENTRAL DE AGENDAMENTOS – CAR SUS, conforme disponibilidade de vagas.

Os resultados dos anatomopatológicos serão recebidos e avaliados pela equipe de enfermagem e dermatologia da Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron, que farão os encaminhamentos pertinentes ao estado de saúde do usuário, este por sua vez, será contatado por telefone.

O câncer de pele – O  câncer da pele é o tipo de neoplasia mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início tem mais de 90% de chances de cura. Por isso, deve ser redobrado o esforço para que a população fique atenta aos sinais e sintomas, buscando ajuda junto ao médico dermatologista assim que os notar.

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha do Dezembro Laranja de Prevenção ao Câncer da Pele. Sempre, no último mês do ano, são realizadas diferentes ações, em parceria com instituições públicas e privadas, para informar a população sobre o tema.