Saúde intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

Saúde

25/11/2022 - 10:21:28 | 2 minutos de leitura

<strong>Saúde intensifica ações de combate ao mosquito da dengue</strong>

No último sábado a Diretoria de Vigilância em Saúde realizou ações no shopping e um pedágio educativo com o objetivo de orientar a população.

No sábado (19), Dia Nacional de Combate à Dengue, a Prefeitura de Jaraguá do Sul por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou uma ação no Jaraguá do Sul Park Shopping e um pedágio educativo em três semáforos do centro da cidade. Os agentes da Vigilância Sanitária distribuíram folders sobre o combate à dengue e orientaram os munícipes em relação ao assunto.

“O objetivo das ações foi orientar o público sobre como evitar e eliminar possíveis focos da dengue, como fazer denúncias de possíveis focos do mosquito na Ouvidoria da Prefeitura e como proceder na investigação de casos suspeitos da doença”, comentou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani.

Além disso, a população teve a oportunidade de participar de atividades interativas, como o jogo da dengue, simulação de focos da dengue e como evitá-los e visão no microscópio de amostras larvárias e na lupa eletrônica do mosquito alado.

Samae, fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e a Comunicação da Prefeitura – que fazem parte da Sala de Situação de combate à Dengue – foram parceiros das ações.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil compreendem: “ O enfrentamento das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e outras doenças transmissíveis até 2030, mantendo um trabalho rotineiro e colaborativo de toda a sociedade e do poder público’’ (item 3.3), respondendo ao indicador referente ao número de pessoas que necessitam de intervenções contra doenças tropicais negligenciadas (DTN).

“Focamos sempre em ações de prevenção e orientação. A dengue preocupa, então, temos que trabalhar na conscientização das pessoas sobre este tema”, afirma o secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti.