Saúde oferece atendimento nutricional a crianças nas UBSs

Saúde

13/03/2023 - 18:22:26 | 2 minutos de leitura

<strong>Saúde oferece atendimento nutricional a crianças nas UBSs</strong>

Ação faz parte dos Programas Crescer Saudável e Saúde na Escola, tendo o objetivo de contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atribui grande importância ao cuidado com a saúde infantil e aplica, junto ao Governo Federal, o Programa Crescer Saudável, que consiste em um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola. O objetivo é contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil.

Uma das metas do Programa Crescer Saudável é ofertar assistência às crianças com idade menor ou igual a 10 anos e obesidade grave, avaliadas semestralmente nas aulas de Educação Física das escolas. O atendimento nutricional destas crianças é realizado nas Unidades Básicas de Saúde de forma lúdica.

A nutricionista articuladora do Programa Crescer Saudável, Thais Cristina Cabral Piotto, que atua na Atenção Primária à Saúde, destaca que o apoio da atual gestão torna estas ações muito produtivas.

Este apoio oportunizou a nutricionista Camila Pielak Roslindo atuar com Educação Nutricional Lúdica para as crianças com obesidade grave. Camila destaca a importância do acompanhamento nutricional e das atividades de educação alimentar e nutricional, pois são fatores essenciais para este desenvolvimento e construção de bons hábitos alimentares, os quais irão acompanhar estas crianças em todas as fases da vida e refletir no futuro delas.

A diretora de Assistência Primária à Saúde Amanda Lemos Mello salienta que a equipe está em constante formação para colocar em prática com excelência os protocolos e orientações recebidos pelo Ministério da Saúde, como: Protocolo de educação permanente para promoção da alimentação saudável; Mapa de evidências sobre estratégias efetivas para prevenção e cuidado de todas formas de má nutrição; Abordagem da Promoção do aleitamento materno e alimentação complementar  saudável e Cuidado das crianças com sobrepeso e obesidade, todos na área de Atenção Primária à Saúde.

O secretário de Saúde Alceu Moretti ressalta a importância de apoiar as estratégias federais, estaduais e municipais que visam contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil. “Sabemos que os bons hábitos, para uma vida mais saudável, devem começar cedo, ainda na infância. Então, precisamos incentivar isso por meio de ações que despertem esta consciência na população”, finaliza.