Semana de muita chuva no RS e novo ciclone deve se formar a partir de quarta-feira, diz Climatempo

Geral

13/09/2023 - 09:28:16 | 2 minutos de leitura

Semana de muita chuva no RS e novo ciclone deve se formar a partir de quarta-feira, diz Climatempo

A previsão do tempo aponta que os próximos dias serão de muita chuva em todo o Rio Grande do Sul.  As chuvas estão intensas desde ontem terça-feira em diversas regiões do estado, incluindo o Vale do Taquari, podem registrar acumulados superiores a 100 milímetros até   amanhã quinta-feira (14).

Em Lajeado, município da região, a previsão é de que o acumulado até amanhã,  quinta seja de 110 milímetros – cerca de 58% da média histórica para setembro. O Vale do Taquari sofreu danos intensos com as enchentes da primeira semana de setembro no estado.

A segunda ainda apresentou temperaturas em elevação em diversos pontos – como no caso da Região Metropolitana, que chegou a registrar mais de 30ºC em diversos municípios –, uma característica de uma condição "pré-frontal", de acordo com os meteorologistas. Essa situação ocorre anteriormente à chegada de uma frente fria. Essa condição apontou o início de um novo período de grandes chuvas neste mês, dizem os meteorologistas, incluindo a transformação de um sistema de baixa pressão com origem no Paraguai em um novo ciclone extratropical com atuação sobre o território gaúcho.

A chuva que retornou ao estado na segunda aumentou na terça e continua hoje com grandes volumes esperados. Há alerta para tempestades por parte do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com chance para temporais e chuvas volumosas especialmente nas regiões Central, Campanha e Sul. A instabilidade gradualmente alcança todo o estado já durante a manhã de hoje, exceto pelo Norte e pela Serra, onde a previsão é de que pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade ocorra somente a partir da tarde.

Fonte G1/foto reprodução RBS TV