Serviço de Famílias Acolhedoras busca mais adesões

Em Foco

30/08/2023 - 10:46:25 | 2 minutos de leitura

Serviço de Famílias Acolhedoras busca mais adesões

A Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul inicia uma campanha para maior adesão ao Serviço de Famílias Acolhedoras. Hoje, 10 famílias estão cadastradas, mas o objetivo da pasta é que este número seja ampliado. A gerente da Proteção Social de Alta Complexidade, Vane Maria Dorneles Duarte, ressalta que esse serviço de acolhimento oferece proteção temporária para uma criança ou grupo de irmãos em ambiente familiar, o que possibilita atendimento individualizado, bem como preserva o direito à convivência familiar e comunitária. “Essas famílias são selecionadas e preparadas para oferecer atenção adequada às crianças e adolescentes, proporcionando segurança e afeto em um momento crítico de suas vidas”.

O casal João e Silvana Ribeiro Lima Máximo também têm bastante experiência com este serviço de acolhimento. “Aqui em casa já ficaram crianças de três a 17 anos. Tem muita gente que não entra no Serviço porque dizem que criança dá trabalho. Dá trabalho, mas depende muito do ponto de vista. Acho que cada um tem que fazer sua parte para garantir o futuro dessas crianças” alega Silvana enquanto olha, ao lado do marido, um álbum de fotos com algumas das crianças que acolheu.

Quem pode acolher – Para se cadastrar no serviço, as famílias voluntárias precisam atender aos seguintes pré-requisitos: residir no município; ser maior de 21 anos, ter disponibilidade afetiva e emocional; haver concordância de todos os membros do núcleo familiar; não estar cadastrado no Cadastro Nacional de Adoção; não possuir antecedentes criminais; salienta-se que todas as configurações familiares são aceitas não havendo restrição de sexo ou estado civil. As famílias passarão por um processo de capacitação e também por estudo psicossocial feito pelo serviço. Essas etapas irão avaliar as motivações, disposição, desejo e habilidades do núcleo familiar para acolher.

Como participar - Entre em contato com a equipe técnica do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras por meio do telefones 3370-5404 (whatsapp), 3274-5119, 3274-5120, 3274-5171 ou pelo e-mail  familiasacolhedoras@jaraguadosul.sc.gov.br e obtenha mais informações.