Setor de Serviço cresce mais que a indústria em percentual de empregos

Economia

10/08/2023 - 08:41:02 | 2 minutos de leitura

Setor de Serviço cresce mais que a indústria em percentual de empregos

Jaraguá continua com o maior número de empregos formais na indústria, mas o segmento de serviço foi o que mais cresceu, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Trabalhos como de restaurante, imobiliária, de beleza, transporte, turismo, tecnologia da informação englobam o setor de Serviços. E esse é o segmento da economia que, ano a ano, vem crescendo em percentual de emprego em Jaraguá do Sul. Comparado com o primeiro semestre de 2022, o setor de serviços foi o que mais cresceu no município em estoque de empregos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com 3,8% de crescimento. O setor de construção, nesse mesmo período, cresceu 2,4%; seguido da indústria, com 2,3%. Comércio (1%) e agropecuária (0,7%) são os que menos cresceram em relação a número de empregos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, explica que os dados mostram uma suave mudança na matriz econômica do município, que se destaca não só pela sua forte indústria, mas também com uma curva crescente no setor de serviços, incluindo aí turismo e empresas de tecnologia. “Para se ter uma ideia do crescimento do turismo no nosso município, por exemplo, os principais hotéis de Jaraguá movimentaram 29% mais impostos para o município nesse primeiro semestre do que o mesmo período do ano passado. Isso mostra evolução de performance deste segmento”, destaca Sarmanho. O município também age para atrair empresas de tecnologia para Jaraguá. Entre as ações do Município estão os programas Setores Especiais de Industrialização Sustentável (Seis), Setores Especiais de Turismo Sustentável (Sets), Distrito de Inovação e a Lei Complementar nº 304/2023, que reduz de 2,5% para 2% do ISS para empresas de base tecnológica.

Mesmo tendo um crescimento pequeno no saldo de empregos divulgado pelo último Caged (junho/2023), de 42 empregos, Jaraguá acumula um estoque de empregos de 72,04 mil, ou 39% da população total de Jaraguá empregada. Comparando o estoque total de empregos do ano passado com o último Caged foi um crescimento de 2,6% no estoque de empregos da cidade ou 1.800 novas vagas de emprego. Nesse mesmo quesito, Blumenau teve crescimento de 2% e Florianópolis, 0,6%.

Do estoque de 72,04 mil empregos, 51% concentram-se na indústria, 30% em serviços, 15% no comércio, 3% na construção e 0,2% em agropecuária.

Crédito da foto: Divulgação/HFVP