Social organiza capacitação sobre direitos de crianças e adolescentes

Eventos

16/02/2023 - 10:10:43 | 2 minutos de leitura

<strong>Social organiza capacitação sobre direitos de crianças e adolescentes</strong>

O objetivo é proporcionar subsídios e conteúdos para o desenvolvimento do protocolo de atendimento às vítimas de violência.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vai capacitar os profissionais da rede municipal que atuam na área dos direitos de crianças e adolescentes.

Na última semana, integrantes do comitê gestor do projeto se reuniram para a elaboração do fluxo e do protocolo (conforme a Lei 13.431/2017, do Decreto 9.603/2018) de como ocorrerá a capacitação prevista para acontecer entre os meses de março e abril, quando 200 profissionais de diversos setores serão treinados para a realização do processo de escuta especializada.

O objetivo é proporcionar subsídios e conteúdos para o desenvolvimento do protocolo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência, com ênfase na qualificação do processo de escuta especializada e de atendimento articulado na rede de proteção para as situações que envolvam este público. A escuta especializada é um procedimento de entrevista com as vítimas feito pelos integrantes da rede, tendo o intuito de protegê-las.

O treinamento contará com, no mínimo, um representante de cada unidade escolar nas esferas municipal, estadual e federal, representantes das áreas de Saúde (Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e Centros de Atenção Psicossocial), Segurança Pública (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Polícia Científica e Rede Catarina), Poder Judiciário e Ministério Público, Conselho Tutelar e equipes da Secretaria de Assistência Social e Habilitação da Proteção Social Básica e Especial.

"Queremos capacitar toda a rede municipal de atendimento às crianças e adolescentes no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima. Dentre os principais benefícios da escuta especializada está a clareza na comunicação, o aumento da satisfação e confiança, o desenvolvimento da empatia e acima de tudo a atuação destes profissionais junto às famílias para diminuição de conflitos", relata a diretora de Assistência Social Marcia Alberton.