Trabalhando Juntos é apresentado na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Política

09/12/2022 - 08:11:26 | 4 minutos de leitura

<strong>Trabalhando Juntos é apresentado na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul</strong>

O programa Trabalhando Juntos, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi implementado no ano de 2021 em Jaraguá do Sul e, por meio dele, mais de uma centena de jovens foram contratados pelas empresas da cidade.

O responsável pela 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul, o Promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, participou da sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta semana e apresentou o programa Trabalhando Juntos.

Esse programa foi desenvolvido pelo Ministério Público e visa, por intermédio da parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), promover a iniciação profissional de jovens entre 14 e 18 anos que estão em situação de vulnerabilidade social. Dentro do programa, também é realizada a capacitação e a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho.

Na sessão, Cota destacou que "esses jovens têm muitas potencialidades. O que falta é o incentivo à primeira chance. As empresas acabam efetivando esses jovens e adquirindo para si uma mão de obra qualificada". Dessa forma, ele também ressaltou nessa ocasião que existem muitas empresas na região e a maioria é bastante parceira do programa.

Além disso, o superintendente do CIEE Marcelo Firmino Vaz, que também esteve presente na reunião com os vereadores, destacou que "os jovens atendidos são especialmente aqueles que cumprem medidas socioeducativas em liberdade assistida ou que estejam em acolhimento familiar ou institucional. Atualmente 231 adolescentes estão em processo de aprendizagem e 290 já entraram para o programa de estágio".

Segundo dados do CIEE, em Santa Catarina, aproximadamente três mil jovens ainda esperam na lista por uma vaga no mercado de trabalho. E, para Vaz, o papel do Centro vai muito além de oferecer vagas de estágio e cursos de aprendizagem. "A instituição conecta vidas a oportunidades", frisou.

Ainda durante a sessão legislativa, foi aprovada a moção de aplauso ao CIEE. A matéria foi de autoria da vereadora Nina Santin Camello (PP) e levou em consideração todo o trabalho realizado pela entidade nesses mais de 14 anos de atuação em Jaraguá do Sul.

"A gente sabe da importância do trabalho realizado pelo CIEE com esses jovens que precisam estar no mercado de trabalho. Sair daquela vida que leva para as drogas e outras situações piores. Então a gente quer parabenizar o trabalho que é feito pelo CIEE no nosso município", enfatizou.

Para participar do Trabalhando Juntos, os interessados devem entrar em contato com a 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul pelo telefone (47) 9 9286-9980 ou com o IEE por meio do número (47) 3372-2032, ou ir pessoalmente a uma unidade da instituição, Creas ou Cras do município.

Conheça mais sobre o programa

O Trabalhando Juntos visa orientar e sensibilizar as empresas sobre a obrigatoriedade de contratarem jovens aprendizes, como estabelece a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). As Promotorias de Justiça escolhem aderir ao programa e implementam as ações nos municípios em que atuam.

Inicialmente, as Promotorias articulam com a Secretaria de Assistência Social a busca pela relação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de evasão escolar, que estão aptos a participar do projeto.

Assim, ocorre um trabalho de sensibilização e conscientização com os empresários locais para promover a adesão ao projeto e destinar vagas a esse público.

Os jovens e adolescentes são convidados a participar de oficinas socioeducativas em entidades parceiras do programa. Eles aprendem conhecimentos essenciais para o início no mercado de trabalho: economia pessoal, trabalho em equipe, elaboração de currículo, comportamento no ambiente de trabalho e outros temas. Ao terminar os dois meses e meio de curso, os jovens e adolescentes são encaminhados a vagas de aprendiz em empresas que aderiram ao programa.