Trocas de e-mails revelam que situação do reservatório preocupava Casan desde 2022

Geral

09/09/2023 - 09:29:11 | 2 minutos de leitura

Trocas de e-mails revelam que situação do reservatório preocupava Casan desde 2022

Às 14h28min do dia 10 de maio de 2022, em e-mail enviado à construtora responsável pelas obras do reservatório do Monte Cristo, na região continental de Florianópolis, a Casan alertou sobre a preocupação com a segurança do reservatório, que apresentava infiltrações. Pouco mais de um ano depois, na madrugada de quarta-feira (6), a estrutura rompeu e devastou casas no entorno. Na ocasião da troca de e-mails, a população acionou a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal demonstrando preocupação com o local, inaugurado naquele ano. “Solicitamos apresentar as medidas corretivas a serem tomadas e o cronograma para os reparos na impermeabilização”, solicitou um engenheiro sanitarista à empresa. Na data, o reservatório foi esvaziado por precaução.

No mesmo dia, o gerente de construção da companhia enfatizou que a situação era “extremamente preocupante” e já tinha tomado “proporções enormes”. Precisamos da intervenção do Construtora Gomes de forma urgente para reparar os pontos identificados e realizar uma revisão geral do sistema de impermeabilização. Solicito a apresentação urgente do cronograma solicitado”, escreveu o gerente. Um dia depois, a construtora retornou o contato afirmando que havia sido realizado um teste de estanqueidade, que visava verificar pontos de infiltração.

Relatos e imagens indicam que a estrutura apresentava problemas no mês que antecedeu a tragédia. Um vídeo feito por moradores mostra o momento que trabalhadores realizavam reparos na parede externa da estrutura. A companhia confirmou que fez reparos no reservatório. Segundo o diretor de operação e expansão da Casan, Pedro Joel Horstmann, que confirmou os trabalhos no reservatório: “no último mês havia pequenos furos e foi feita a vedação”. O diretor também disse que na ocasião a empresa não constatou danos na estrutura. “A parte estrutural do reservatório não tinha nenhum indício de rompimento”, disse.

Fonte e foto SCC10