Trump convoca protestos e depõe sob forte esquema de segurança em Miami

Mundo

14/06/2023 - 08:51:02 | 2 minutos de leitura

Trump convoca protestos e depõe sob forte esquema de segurança em Miami

O ex-presidente americano Donald Trump convocou protestos para hoje, quando ele se apresentará para depor em Miami. O temor de violência fez autoridades reforçarem a segurança nas imediações do tribunal. O esforço pode tornar o processo criminal contra ele ainda mais turbulento.

As autoridades monitoram mobilizações e ameaças em Miami. Ontem, Trump se hospedou em um dos seus hotéis, o Trump National Doral. Horas depois, um grupo de cerca de 40 pessoas foi ao local com faixas e bandeiras para prestar apoio. Desde que a acusação foi apresentada, na sexta-feira (09), houve uma escalada na retórica violenta, com declarações de aliados fazendo alusão a armas. No fim de semana, Kari Lake, republicana que concorreu ao governo do Arizona, disse que os promotores teriam de passar por cima dela e de “75 milhões de americanos” se quiserem atingir o ex-presidente. “A maioria de nós é membro da NRA (Associação Nacional do Rifle)”, disse.

Autoridades da Flórida monitoram as manifestações em Miami, uma delas organizada por uma célula local dos Proud Boys, grupo de extrema direita ligado à invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. O ex-líder do grupo, Henry Tarrio, condenado em maio, vive em Miami.

Apesar dos temores, especialistas afirmam que o uso da violência agravaria ainda mais a situação jurídica do ex-presidente. Por isso, espera-se que não haja um incentivo direto do republicano. “Mesmo que o julgamento de Trump seja interrompido, ele ainda enfrentará acusações criminais. Não cooperar com o processo resultará na prisão de Trump, algo que ele quer evitar”, disse ao Estadão Scott Anderson, analista do centro de estudos Brookings Institution.

Trump enfrenta 37 acusações, das quais 31 são relacionadas a documentos secretos da Casa Branca guardados por ele em sua mansão na Flórida. Ele é o primeiro ex-presidente acusado pelo Departamento de Justiça e utiliza esse fato como prova de perseguição política. O processo representa a ameaça legal mais grave até agora contra ele e pode atrapalhar sua campanha presidencial.

Fonte Scc/Por Estadão Conteúdo/ Foto: reprodução/redes sociais