'Uber' autônomo: entramos no carro que anda sem motorista na CES 2024

Tecnologia

15/01/2024 - 08:45:25 | 2 minutos de leitura

'Uber' autônomo: entramos no carro que anda sem motorista na CES 2024

Veículo Smart da Zoox já é usado com passageiros restritos em cidades dos Estados Unidos; empresa revelou planos de levar o transporte para outros países. Um táxi dirigido por Inteligência Artificial (IA). Essa é a ideia da Zoox, empresa que exibiu o seu veículo autônomo na CES 2024, maior feira de tecnologia do mundo que ocorre em Las Vegas, Estados Unidos.

 Assim como acontece em aplicativos de transporte, como Uber e 99, o passageiro solicita suas viagens via app e indica o local de partida e destino. A diferença fundamental do serviço da Zoox é que, quando o veículo chega para buscar você, ele não tem um motorista. Na feira, foi possível entrar no "táxi robô" — que infelizmente estava estacionado — e conhecer os seus recursos tecnológicos de perto. A Zoox revelou que pretende levar o serviço para outros países além dos Estados Unidos.

O táxi autônomo tem um visual compacto e bonito. Do lado de fora, o que chama a atenção são as grandes janelas, além das câmeras e sensores de movimentos localizados em cada umas das extremidades do veículo. Os dados capturados por esses gadgets são lidos por uma Inteligência Artificial, que conduz o carro. A Zoox garantiu que o automóvel é capaz de transportar passageiros em segurança em diferentes trânsitos — inclusive em cidades como o Rio de Janeiro. A cabine é espaçosa, e o que se destaca ao primeiro olhar é a ausência. O veículo tem quatro lugares disponíveis, com duas filas de duas poltronas. A posição delas foi idealizada para que os passageiros possam conversar.

 Fonte e foto TecTudo