Ucrânia: 150 toneladas de petróleo foram despejadas no rio Dnipro

Mundo

09/06/2023 - 09:45:35 | 2 minutos de leitura

Ucrânia: 150 toneladas de petróleo foram despejadas no rio Dnipro

Ao menos 150 toneladas métricas de petróleo da barragem vazaram para o rio Dnipro em função da destruição da barragem de Nova Kakhovka, ocorrida na terça-feira (6). As informações são do ministro ucraniano do Meio Ambiente, Ruslan Strilets. Segundo ele, os danos ambientais foram estimados em 50 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões.

Um especialista ambiental alertou sobre os danos potenciais que o derramamento de óleo poderia causar. “Apenas 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água. Portanto, 150 toneladas terão inúmeros impactos nos recursos hídricos ucranianos e no meio ambiente”, disse Yevheniia Zasiadko, chefe do Departamento de Clima da Ecoaction, entidade sem fins lucrativos com sede em Kiev. “O óleo se espalha sobre a superfície em uma camada fina que impede que o oxigênio chegue às plantas e animais que vivem na água”, disse ela.

Desde o anúncio do colapso da barragem de Nova Kakhovka, na região da Ucrânia ocupada pela Rússia, há temores de uma catástrofe ecológica. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu a situação como “uma bomba ambiental de destruição em massa”. “As consequências da tragédia ficarão claras em uma semana. Quando a água acabar, ficará claro o que resta e o que acontecerá a seguir.” Ele também advertiu que o colapso da barragem pode deixar milhares de pessoas sem água potável.

As preocupações agora estão voltadas para os perigos para a vida selvagem, fazendas, assentamentos e abastecimento de água das enchentes. Especialistas alertam para o risco de surgimento de doenças com transmissão ligada à água, como a cólera.

Os dois países trocaram acusações sobre a destruição da barragem, sem fornecer provas concretas de que o outro é culpado. Ainda não está claro se a barragem foi atacada deliberadamente ou se o rompimento foi resultado de falha estrutural.

Desde a explosão, as autoridades russas e ucranianas têm atuado para retirar a população das áreas atingidas. Até agora, ao menos 2 mil pessoas foram retiradas de suas casas no território ucraniano que ainda está sob controle de Kiev. O nível da água atingiu seu mais alto nível em 17 localidades, atingindo uma população de 16 mil pessoas. Bairros inteiros estão debaixo d’água em várias cidades.

Fonte CNN/Foto Anadolu Agency via Getty Images