Velório da atriz Aracy Balabanian, que faleceu ontem, será aberto ao público

Famosos

08/08/2023 - 07:55:37 | 2 minutos de leitura

Velório da atriz Aracy Balabanian, que faleceu ontem, será aberto ao público

O velório da atriz Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos, ocorrerá nesta terça (8) no Theatro Municipal, no Centro do Rio, das 10h às 13h. Ele será aberto ao público. Depois, a atriz será cremada em cerimônia fechada para amigos e parentes no Cemitério do Caju, na Zona Norte da cidade

Aracy estava internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e não resistiu às complicações de um câncer nos pulmões diagnosticado há 4 anos.

Nascida em 1940, em Campo Grande (MS), Aracy fez vestibular aos 18 anos para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para ciências sociais, na USP, atendendo ao desejo do pai. Aprovada nos dois, ela abandonou ciências sociais no terceiro ano para se dedicar totalmente ao teatro. No início da carreira na televisão, nos anos de 1960, Aracy fez a peça "Antígona", do filósofo Sófocles, montada pela antiga TV Tupi. A estreia na TV Globo veio em "O primeiro amor", novela de Walther Negrão, onde ela interpretou a psicóloga Giovana, que disputava o amor de Luciano com Paula e Maria do Carmo. Já nos anos 1980, Aracy Balabanian fez "Elas por Elas", "Guerra dos Sexos", "Transas e Caretas", "Ti-ti-ti" e "Que Rei Sou Eu?".

Já com uma carreira extensa, veio um dos personagens que mais ficaram estampados na memória do público: a Dona Armênia, da novela "Rainha da Sucata". Com um sotaque e alguns costumes do povo armênio, Aracy trouxe um pouco da própria história, já que era filha de imigrantes desse país. O sucesso foi tão grande, que o autor Silvio de Abreu convidou a atriz para viver a mesma personagem, dessa vez na novela "Deus Nos Acuda".

Participou do fenômeno humorístico "Sai de Baixo", onde viveu a inesquecível Cassandra entre 1996 e 2001. O seu último trabalho na TV foi na novela "Geração Brasil", quando interpretou a dona de casa Iracema Avelar e o especial de fim de ano "Juntos, a Magia Acontece", com a personagem Dona Rosa. Além da televisão, Aracy Balabanian atuou em dois filmes e uma dezena de peças, como "Clarice, Coração Selvagem", quando interpretou a escritora Clarice Lispector.

 Fonte G1/Foto: TV Globo/Reprodução